Buscar
Nota

CPAC: Evento do instituto de Eduardo Bolsonaro tem patrocínio de apoiadora de ato golpista

12 de junho de 2024
17:05

A empresa Tuboaços da Amazônia, que apoiou os atos golpistas em Manaus contra a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi anunciada como “parceria” do CPAC Brasil 2024 na última semana. O congresso da extrema direita, de formato importado dos Estados Unidos, é organizado pelo Instituto Conservador Liberal (ICL), laboratório de ideias do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O evento será realizado nos dias 6 e 7 de julho em Balneário Camboriú (SC).  

“Como parceira oficial do CPAC Brasil 2024, a Tuboaços reafirma seu compromisso com o Brasil que nós almejamos e lutamos para construir”, informa o comunicado do ICL enviado por e-mail aos inscritos no evento. “Em especial, gostaríamos de expressar nossa gratidão aos nossos estimados parceiros. Sem a generosa participação ativa deles, jamais estaríamos realizando outro evento deste porte”, acrescenta o instituto. 

Com sede na capital amazonense, a Tuboaços distribuiu fardos de água e refrigerante no acampamento montado em frente ao Comando Militar da Amazônia, em novembro de 2022. Um vídeo que mostra o caminhão da empresa no local, compartilhado em grupos bolsonaristas, foi divulgado pela Revista Cenarium. “Mais uma doação da Tuboaços”; “Compartilha aí que a Tuboaços é nossa amiga”, diz um manifestante na gravação. 

Naquele mesmo ano, a Tuboaços da Amazônia foi alvo do Ministério Público do Trabalho (MPT) após denúncia de coação eleitoral. Em 13 de julho de 2022, ela firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) comprometendo-se, entre outros tópicos, a abster-se de “induzir ou pressionar trabalhadores para a realização de qualquer atividade ou manifestação política em favor ou desfavor a qualquer candidato ou partido político” e “de veicular propaganda político-partidária em comunicados dirigidos aos seus empregados”. 

A companhia também foi denunciada em 2022 por propaganda eleitoral antecipada, após ter instalado um outdoor com a foto do então presidente e pré-candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), em frente à sua sede. Em sua defesa, a empresa relatou “que voluntariamente retirou o outdoor impugnado”.

A Tuboaços tem como sócios Fabiano Moreira Magalhães e Sergiani Costa de Alcântara, de acordo com informações divulgadas pela Receita Federal. A empresa comercializa e produz tubos, conexões e aços e tem como “garoto-propaganda” o apresentador de televisão Sikêra Júnior. Em 2022, a companhia informou pelas redes sociais patrocínio ao documentário “Olavo tem razão, o filme” sobre o autoproclamado filósofo Olavo de Carvalho.

A Agência Pública procurou a Tuboaços e o ICL, mas não recebeu retorno até o momento. 

CPAC Brasil também terá parceria da Aprosoja MT

O ICL anunciou que a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) também vai patrocinar o CPAC Brasil 2024. O presidente da entidade, Lucas Costa Beber, foi apontado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro como um dos financiadores dos atos que resultaram na depredação dos prédios dos três poderes em Brasília. A comissão sugeriu o indiciamento de Beber. 

A Aprosoja MT é parceira de longa data do ICL. Em 2022, a entidade financiou o “Brasil Profundo”, eventos regionais promovidos pelo instituto de Eduardo Bolsonaro. A Aprosoja MT foi patrocinadora do CPAC nos últimos dois anos. 

Versão do maior evento conservador dos Estados Unidos, o CPAC Brasil é promovido anualmente por Eduardo Bolsonaro desde 2019. Lideranças da extrema direita dos EUA, da América Latina e da Europa participaram das últimas edições do evento, que deve receber neste ano o militante conservador, ator e modelo mexicano Eduardo Verástegui.

A Pública procurou a Aprosoja MT, mas não obteve retorno.

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Notas mais recentes

COP30: Decisão de Lula para presidência da cúpula reforça aposta no clima frente a Trump


Semana tem posse de Trump e AGU se posicionando quanto à mudança de política da Meta


Lula sanciona restrição a celulares nas escolas e governo começa a promover mudanças


Sem anistia: em ato de 2 anos do 8/1, militância pede responsabilização de golpistas


Secretaria de Gandra em SP fortalece diplomacia paralela do bolsonarismo, diz pesquisador


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes