Buscar
Nota

STF coloca frente a frente réus da trama golpista para confirmar depoimentos 

22 de junho de 2025
18:00

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta terça-feira (24) duas acareações entre militares e ex-integrantes do governo Bolsonaro. A primeira colocará frente a frente o tenente-coronel Mauro Cid e o general Walter Braga Netto, para confrontar versões sobre o suposto plano de execução de autoridades, como a do presidente Lula e do ministro do STF, Alexandre de Moraes. A segunda acareação reunirá Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e réu, e o general Freire Gomes, ex-comandante do Exército e testemunha do caso. A acareação é uma ferramenta usada pelo Judiciário para esclarecer contradições entre os depoimentos.

Na Corte, além das acareações, o ministro Dias Toffoli convocou, para o mesmo dia, uma audiência de conciliação entre a União, o INSS, a Defensoria Pública da União e o Ministério Público Federal (MPF) sobre as indenizações a aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025. Na mesma decisão, Toffoli determinou a suspensão, até o julgamento final da ADPF, da prescrição das ações indenizatórias movidas por aposentados e pensionistas do INSS que foram vítimas.

Na Câmara, haverá uma mesa redonda promovida por comissões parlamentares com movimentos sociais e entidades de direitos humanos para discutir os impactos da violência do Estado, tendo como pano de fundo o julgamento da ADPF das Favelas e a condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Honorato.

Após adiamento, o Senado deve votar o projeto de lei que aumenta o número de deputados na Câmara. Ainda sem data definida, a matéria será votada no prazo limite definido pelo STF, de 30 de junho.

Estão na agenda da semana de 23 a 27 de junho:

DIREITOS HUMANOS

  • Câmara
    • Violência (CDHMIR, 24/6, 10h): Mesa redonda reúne sociedade civil, movimentos sociais e agentes públicos para debater os impactos da violência estatal.
    • Feminicídios no RS (CEXRSFEM, 24/6, 9h): Seminário na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) discute o Plano de Trabalho da Comissão que acompanha os casos de feminicídio para construir ações concretas e articuladas com movimentos sociais. Na última semana, o encontro foi realizado na Defensoria Pública-Geral do estado.
  • Senado
    • Combate ao feminicídio (PLEN/SF, 24/6, 10h): A sessão de debates temáticos da casa irá debater as causas do aumento dos casos de feminicídio e discutir soluções para enfrentar os problemas da violência doméstica e familiar contra a mulher e do feminicídio.

POLÍTICA

  • Senado
    • Mais cadeiras (PLEN/SF): Projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados tenta atender decisão do STF sobre redistribuição das vagas. Caso o Congresso não aprove a medida até 30 de junho, o Tribunal Superior Eleitoral deverá decidir sobre a nova composição.
  • STF
    • Acareação (24/6, 10h): Em sessão fechada apenas com réus e seus advogados, o ministro Alexandre de Moraes conduzirá a acareação. Preso no Rio, Braga Netto será escoltado até Brasília, com monitoramento eletrônico, e retornará ao presídio após o procedimento.
    • Descontos do INSS (24/6): No plenário da Segunda Turma, a expectativa é que o INSS e a AGU apresentem um plano administrativo de ressarcimento dos valores, com garantias jurídicas para assegurar os direitos dos beneficiários. 

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 177 Milícias: caneta na mão e bolso cheio

Especialista em segurança pública fala sobre a surgimento e expansão das milícias em todo território nacional

0:00

Notas mais recentes

TCU investiga se viagem pessoal de Hugo Motta em jatinho foi feita com Fundo Partidário


Etapa final antes do STF condenar ou absolver Bolsonaro, PL da Devastação e IOF


Falta de consenso e bancada evangélica barram votação da legalização de bingos e cassinos


“Quem não foi, perdeu”: Gilmarpalooza deu palco a 64 empresas e entidades privadas


Semana tem PL da devastação em foco na Câmara e Marina no Senado após ataques machistas


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes