Buscar
Nota

Governo lança política de sustentabilidade para aeroportos e Copom avalia taxa de juros

26 de janeiro de 2025
18:00

Neste início de semana, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, lançará uma política de sustentabilidade voltada para portos, aeroportos e hidrovias em evento na B3, em São Paulo. Entre os destaques estão os critérios para obtenção de selos sustentáveis, que incluem metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e ações sociais, além do impacto no alinhamento às metas globais da Agenda 2030 e na competitividade internacional do Brasil.

Na terça (28) e quarta-feira (29), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reunirá para definir os próximos rumos da taxa Selic. O colegiado avaliará se mantém, aumenta ou reduz a taxa básica de juros, atualmente em 12,25% ao ano, com base em votação por maioria simples. Em caso de empate, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, terá o voto decisivo.

Com a volta das casas legislativas marcada para 2 de fevereiro, há expectativa de que um pré-calendário seja elaborado nesta semana para tratar de pautas remanescentes de 2024, como a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA). Esta é a última semana antes do término do recesso parlamentar e do retorno dos julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Também estão na agenda da semana de 27 a 31 de janeiro:

Direitos Humanos 

  • Câmara dos Deputados
    • Visibilidade trans (PLEN, 27/1, 9h): A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) realiza seminários sobre transmasculinidades negras e representatividade trans na política e lança o dossiê “Assassinatos e Violências Contra Pessoas Trans 2025”, no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. 

Meio Ambiente

  • Ministério de Portos e Aeroportos
    • Incentivo à sustentabilidade (Praça Antônio Prado, 27/1, 14h): Política de Sustentabilidade para setores de portos, aeroportos e hidrovias, com selos ESG (de Bronze a Diamante), será lançada e contemplará empresas que reduzam emissões e promovam ações sociais e ambientais.

Economia

  • Copom se reúne (28 e 29/1): O Comitê de Política Monetária (Copom) revisará a taxa Selic, atualmente em 12,25% ao ano. Na última reunião, em dezembro, a taxa foi elevada em 1 ponto percentual, influenciando os juros da economia brasileira.

Política 

  • Empresas de ônibus e PCC (31/1): A prefeitura de São Paulo deve concluir a análise sobre a rescisão dos contratos com UpBus e Transwolff, empresas investigadas após acusações de suposta ligação com o PCC. Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), prazo para defesa antes do início da caducidade termina neste dia 27.

Início de ano lento

  • Os julgamentos no STF e as atividades parlamentares no Congresso Nacional continuam paralisados em decorrência dos recessos. Os poderes devem retornar apenas na primeira semana de fevereiro, quando oficialmente retomam os exercícios. 

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF. 

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Notas mais recentes

Governo lança política de sustentabilidade para aeroportos e Copom avalia taxa de juros


COP30: Decisão de Lula para presidência da cúpula reforça aposta no clima frente a Trump


Semana tem posse de Trump e AGU se posicionando quanto à mudança de política da Meta


Lula sanciona restrição a celulares nas escolas e governo começa a promover mudanças


Sem anistia: em ato de 2 anos do 8/1, militância pede responsabilização de golpistas


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes