Buscar
Nota

Semana tem reta final do ano no Congresso, Lula de volta a Brasília e orçamento 2025

15 de dezembro de 2024
18:00

O presidente Lula (PT) deve retomar as atividades em Brasília nesta semana após passar, em São Paulo, por cirurgias de emergência e preventiva para controlar uma hemorragia cerebral.

No Congresso, o esforço concentrado será para liberar os projetos de lei mais urgentes antes do recesso de fim de ano, que tem início na próxima semana. Entre os destaques estão a Lei Orçamentária para 2025, a regulamentação da reforma tributária e o pacote de corte de gastos do governo federal. 

Na Câmara dos Deputados, o presidente Arthur Lira (PP-AL) cancelou a agenda de todas as comissões da Casa a fim de priorizar as votações no plenário. Já no Senado, a Comissão de Educação e Cultura analisará na terça-feira (17) se políticas públicas de cultura contemplam recortes étnico-raciais.

No Supremo Tribunal Federal (STF), a última semana antes do recesso será marcada por audiências sobre o marco temporal e a demarcação de terras indígenas. Na segunda-feira (16), antropólogos apresentarão laudos técnicos do processo demarcatório, enquanto, na quarta (18), representantes indígenas expõem temas de interesse das suas etnias.

Também estão na agenda da semana de 16 a 20 de dezembro:

Direitos Humanos

  • Senado
    • Maria da Penha (CDH, 16/12, 9h): A violência após rompimentos e conflitos envolvendo guarda de filhos são alguns dos pontos de aprimoramentos da Lei Maria da Penha em discussão na comissão. A lei já foi aplicada para proteger 572 mil mulheres entre 2020 e 2022, segundo relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
    • Cotas etnicorraciais (CE, 17/12, 10h): A comissão avalia se as políticas públicas culturais, e editais do Ministério da Cultura, incluem recortes étnico-raciais. O debate busca diagnosticar falhas e propor ações ao Executivo para o combate ao racismo.
    • Pessoas desaparecidas (CSP, 17/12, 10h): A comissão analisa o relatório sobre a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, que aponta 82.287 casos em 2023 e desafios na padronização de dados e articulação entre órgãos. O documento sugere ampliar o cadastro nacional e investir na capacitação de agentes.
  • STF
    • Marco temporal (16/12, 14h): Duas sessões temáticas discutirão o marco temporal. Na primeira, antropólogos abordarão laudos de processos demarcatórios. Na segunda, marcada para quarta às 13h, lideranças indígenas terão espaço para expor questões relevantes às suas etnias.

Política

  • Congresso Nacional
    • Lei Orçamentária (CMO, 17/12): A comissão deve apresentar o relatório final do orçamento da União para 2025, estimado em R$ 5,8 trilhões. A proposta, que tramita como PLN 26/2024, ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional para viabilizar o encerramento do ano legislativo.
  • STF
    • Responsabilidade das redes (18/12): O julgamento retoma após pedido de vista do ministro Luís Roberto Barroso. Na semana passada, o ministro Luiz Fux, relator de uma das ações, votou contra o regime que só permite responsabilizar e punir plataformas caso descumpram decisão judicial, mantendo o placar em 2×0 a favor da responsabilização das redes.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF. 

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Notas mais recentes

Semana tem posse de Trump e AGU se posicionando quanto à mudança de política da Meta


Lula sanciona restrição a celulares nas escolas e governo começa a promover mudanças


Sem anistia: em ato de 2 anos do 8/1, militância pede responsabilização de golpistas


Secretaria de Gandra em SP fortalece diplomacia paralela do bolsonarismo, diz pesquisador


Meta se alinha a Trump, mira Justiça latina e facilita fake news sob bandeira anticensura


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes