EP 2 De Los Angeles ao Cerrado
Nos interiores do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia a paisagem mudou rápido nos últimos 20 anos. E a posse da terra também. Empresas estrangeiras e fundos de investimento internacionais financiaram a compra de quilômetros de Cerrado.
A presença de dinheiro gringo virou uma realidade comum e acendeu alertas: sobre a área pairam suspeitas de irregularidades na aquisição de terras.
O segundo episódio do podcast Amazônia sem Lei mergulha no funcionamento do mercado financeiro para contar a história de uma empresa agrícola que está sob suspeita. Por semanas a Agência Pública se debruçou sobre relatórios do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e registros imobiliários para entender: qual o contexto que envolve as negociações de agentes estrangeiros no Cerrado?
O episódio foi embasado na reportagem de Caio de Freitas Paes e conta também com participação e informações do repórter Ciro Barros.
Depois de ouvir
Se você quiser saber mais detalhes sobre as terras compradas pela Universidade de Harvard, pode ler uma investigação da Pública sobre o caso. E se quiser entender com mais profundidade o modus operandi por trás das grandes aquisições de terras no Cerrado, confere aqui a reportagem Terra à vista no Matopiba. Para saber mais sobre este bioma e sua relevância indicamos o podcast Cerrados.
Quem faz o podcast
A produção, roteiro e montagem são de Clarissa Levy
A narração é de Clarissa Levy e Ricardo Terto
A finalização de som é de Marianna Romano
As artes são de Caco Bressane
A coordenação de redes sociais é de Ravi Spreizner e Tainah Ramos
A coordenação é de Thiago Domenici