Buscar
Podcast

De Los Angeles ao Cerrado

Entenda como terras adquiridas ilegalmente viram ativo na bolsas de valores

Ouça agora:

Podcast
23 de julho de 2021
10:00
Este artigo tem mais de 2 ano

EP 2 De Los Angeles ao Cerrado

23 de julho de 2021 · Entenda como terras adquiridas ilegalmente viram ativo na bolsas de valores

0:00

Nos interiores do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia a paisagem mudou rápido nos últimos 20 anos. E a posse da terra também. Empresas estrangeiras e fundos de investimento internacionais financiaram a compra de quilômetros de Cerrado. 

A presença de dinheiro gringo virou uma realidade comum e acendeu alertas: sobre a área pairam suspeitas de irregularidades na aquisição de terras.

O segundo episódio do podcast Amazônia sem Lei mergulha no funcionamento do mercado financeiro para contar a história de uma empresa agrícola que está sob suspeita. Por semanas a Agência Pública se debruçou sobre relatórios do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e registros imobiliários para entender: qual o contexto que envolve as negociações de agentes estrangeiros no Cerrado?

O episódio foi embasado na reportagem de Caio de Freitas Paes e conta também com participação e informações do repórter Ciro Barros. 

Depois de ouvir

Se você quiser saber mais detalhes sobre as terras compradas pela Universidade de Harvard, pode ler uma investigação da Pública sobre o caso. E se quiser entender com mais profundidade o modus operandi por trás das grandes aquisições de terras no Cerrado, confere aqui a reportagem Terra à vista no Matopiba. Para saber mais sobre este bioma e sua relevância indicamos o podcast Cerrados.

Quem faz o podcast

A produção, roteiro e montagem são de Clarissa Levy
A narração é de Clarissa Levy e Ricardo Terto
A finalização de som é de Marianna Romano
As artes são de Caco Bressane
A coordenação de redes sociais é de Ravi Spreizner e Tainah Ramos
A coordenação é de Thiago Domenici

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes