Buscar
Podcast

O Mapa dos Conflitos na Amazônia

Episódio de podcast detalha os dados sobre conflitos no campo da última década

Ouça agora:

Podcast
28 de abril de 2022
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 10 O Mapa dos Conflitos na Amazônia

28 de abril de 2022 · Episódio de podcast detalha os dados sobre conflitos no campo da última década

0:00

Cerca de 34 ocorrências por semana. Essa é a média de conflitos registrados nas áreas rurais da Amazônia Legal nos últimos dez anos. O Mapa dos Conflitos, ferramenta exclusiva desenvolvida pela Agência Pública, faz um raio-x das áreas amazônicas que estão sob disputa, a partir de dados coletados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e bases de informação pública. As áreas que sofrem com queimadas têm mais conflitos? Qual a relação entre mineração e conflitos por água? E qual a conexão entre intoxicações por agrotóxicos e disputas por terra? 

O novo episódio do podcast Amazônia sem Lei responde essas perguntas através dos dados de 583 municípios, registrados no mapeamento. No programa, os repórteres Bruno Fonseca e Bianca Muniz detalham como foi possível identificar o contexto e as ameaças que coexistem em áreas já marcadas por conflitos rurais na Amazônia Legal. Para entender a relação entre desmatamento, mineração e violência no campo, escute o episódio completo em seu tocador favorito. 

Depois de ouvir

Para se aprofundar:

Navegue pelo mapa e conheça o contexto que envolve os 583 municípios afetados com conflitos rurais. Na plataforma você pode se aprofundar nos territórios sob disputa que registraram cerca de 7.800 ocorrências, com mais de 2 mil vítimas. 

Quem faz o podcast

A produção e roteiro são de Clarissa Levy 

A montagem é de Ricardo Terto

A narração é de Clarissa Levy e Ricardo Terto

A finalização de som é de Vitor Coroa

As artes são de Caco Bressane

A coordenação de redes sociais é de Ravi Spreizner

A coordenação geral é de Thiago Domenici

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes