Buscar
Podcast

Luta Antimanicomial

Pauta Pública conversa com pesquisadora sobre luta antimanicomial e o cenário das políticas públicas de saúde mental no Brasil

Ouça agora:

Podcast
13 de maio de 2022
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 36 Luta Antimanicomial

13 de maio de 2022 · Pauta Pública conversa com pesquisadora sobre luta antimanicomial e o cenário das políticas públicas de saúde mental no Brasil

0:00

Em 2001, foi promulgada uma lei fundamental para a evolução das políticas em saúde mental no país. A reforma psiquiátrica impulsionou a transição do modelo de cuidado de saúde – expandindo os tratamentos para outros equipamentos além do hospital psiquiátrico. A partir dessa lei, foram criados os serviços como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outros modelos onde o tratamento para o sofrimento mental é feito fora de instituições de longas e compulsórias internações – com pacientes vivendo junto à sociedade.

A reforma psiquiátrica viabilizou por exemplo o programa De Volta Pra Casa, em 2003, que estabeleceu caminhos para que pessoas que viviam há anos em hospitais psiquiátricos pudessem voltar a viver em comunidade. Junto com a expansão de outros serviços, a lei também estabeleceu que os hospitais psiquiátricos, dentro de um modelo antigo, seriam desfinanciados pelo governo. 

Aproveitando a chegada do dia 18 de maio, marco da luta antimanicomial no Brasil, o Pauta Pública fala com Rachel Gouvea, assistente social que trabalha e dá aulas sobre o tema, para conversar sobre esse assunto que ainda tem muito o que avançar no Brasil.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes