Agência de Jornalismo Investigativo

Luta Antimanicomial

Pauta Pública conversa com pesquisadora sobre luta antimanicomial e o cenário das políticas públicas de saúde mental no Brasil

Ouça agora:

EP 36 Luta Antimanicomial

Pauta Pública conversa com pesquisadora sobre luta antimanicomial e o cenário das políticas públicas de saúde mental no Brasil

0:00
13 de maio de 2022
08:00

Em 2001, foi promulgada uma lei fundamental para a evolução das políticas em saúde mental no país. A reforma psiquiátrica impulsionou a transição do modelo de cuidado de saúde – expandindo os tratamentos para outros equipamentos além do hospital psiquiátrico. A partir dessa lei, foram criados os serviços como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outros modelos onde o tratamento para o sofrimento mental é feito fora de instituições de longas e compulsórias internações – com pacientes vivendo junto à sociedade.

A reforma psiquiátrica viabilizou por exemplo o programa De Volta Pra Casa, em 2003, que estabeleceu caminhos para que pessoas que viviam há anos em hospitais psiquiátricos pudessem voltar a viver em comunidade. Junto com a expansão de outros serviços, a lei também estabeleceu que os hospitais psiquiátricos, dentro de um modelo antigo, seriam desfinanciados pelo governo. 

Aproveitando a chegada do dia 18 de maio, marco da luta antimanicomial no Brasil, o Pauta Pública fala com Rachel Gouvea, assistente social que trabalha e dá aulas sobre o tema, para conversar sobre esse assunto que ainda tem muito o que avançar no Brasil.

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

Mais recentes

Garimpo ilegal utilizou base da Funai que deveria proteger Yanomami, mostra ofício inédito

27 de janeiro de 2023 | por

Documento de 2021 cita helicópteros clandestinos, homens armados e garimpo utilizando estrutura do governo dentro da TI

Gravações colocam governador do MT sob suspeita de tramar contra jornalista

26 de janeiro de 2023 | por

Infiltrado no esquema, repórter denunciou intenção de atingir o colega, Alexandre Aprá, que desagradava governador

Primeiras imagens do STF mostram facilidade de bolsonaristas na invasão ao Tribunal

25 de janeiro de 2023 | por

Policiais não barraram acesso de grupos golpistas; Polícia Judicial deixou vulnerável prédio principal