Agência de Jornalismo Investigativo

Luta Antimanicomial

Pauta Pública conversa com pesquisadora sobre luta antimanicomial e o cenário das políticas públicas de saúde mental no Brasil

Ouça agora:

EP 36 Luta Antimanicomial

Pauta Pública conversa com pesquisadora sobre luta antimanicomial e o cenário das políticas públicas de saúde mental no Brasil

0:00
13 de maio de 2022
08:00

Em 2001, foi promulgada uma lei fundamental para a evolução das políticas em saúde mental no país. A reforma psiquiátrica impulsionou a transição do modelo de cuidado de saúde – expandindo os tratamentos para outros equipamentos além do hospital psiquiátrico. A partir dessa lei, foram criados os serviços como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outros modelos onde o tratamento para o sofrimento mental é feito fora de instituições de longas e compulsórias internações – com pacientes vivendo junto à sociedade.

A reforma psiquiátrica viabilizou por exemplo o programa De Volta Pra Casa, em 2003, que estabeleceu caminhos para que pessoas que viviam há anos em hospitais psiquiátricos pudessem voltar a viver em comunidade. Junto com a expansão de outros serviços, a lei também estabeleceu que os hospitais psiquiátricos, dentro de um modelo antigo, seriam desfinanciados pelo governo. 

Aproveitando a chegada do dia 18 de maio, marco da luta antimanicomial no Brasil, o Pauta Pública fala com Rachel Gouvea, assistente social que trabalha e dá aulas sobre o tema, para conversar sobre esse assunto que ainda tem muito o que avançar no Brasil.

Mais recentes

Até Que Se Prove O Contrário

4 de novembro de 2021

Podcast semanal sobre a justiça no Brasil

Cientistas na Linha de Frente

4 de agosto de 2021

Podcast sobre sobre cientistas ameaçados

Amazônia sem Lei

25 de junho de 2021

Podcast sobre o que está em jogo na Amazônia e no Cerrado