Buscar
Podcast

Uberização para além dos aplicativos – com Ludmila Abílio

Podcast recebe pesquisadora para uma conversa sobre os novos paradigmas do trabalho

Ouça agora:

Podcast
19 de maio de 2023
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 72 Uberização para além dos aplicativos – com Ludmila Abílio

19 de maio de 2023 · Podcast recebe pesquisadora para uma conversa sobre os novos paradigmas do trabalho

0:00

O termo “Uberização” surgiu como uma descrição das formas precarizadas de trabalho mediadas por aplicativos, mas ganhou um sentido muito mais amplo no mundo atual. A realidade daqueles que passam cerca de 10 ou 14 horas dirigindo um carro, uma moto ou uma bicicleta, seguindo rotas definidas por algoritmos, está relacionada a um novo esquema de trabalho que se estabeleceu em quase todos os mercados. Nesse modelo, os direitos e garantias trabalhistas são substituídos pela precarização, amparada pelo discurso que defende o empreendedorismo individual e a gestão pessoal da própria produtividade. No episódio 72 do podcast, Andrea Dip e Clarissa Levy conversam com Ludmila Abílio, pesquisadora doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP (2011) e autora do livro “Sem maquiagem: O trabalho de um milhão de revendedoras de cosméticos”. Ludmila se debruça em suas pesquisas nas origens, significados e implicações das transformações do mundo do trabalho no Brasil que influenciam não só nossa vida presente, mas também podem definir nosso futuro.

ELON MUSK é parça de Bolsonaro, Trump e benfeitor na Amazônia e no Rio Grande do Sul? Já se perguntou quais são as intenções de Elon Musk no Brasil? A Pública vai investigar os interesses e negócios do homem mais rico do mundo em nosso território. O magnata da tecnologia mundial promove desinformação e já é investigado por órgãos públicos em diversos países. O jornalismo independente da Pública pode trazer revelações inéditas sobre Elon Musk. Mas um trabalho desse tamanho só pode ser realizado com a ajuda de nossos leitores. Por isso precisamos de, pelo menos, 700 novos Aliados ao nosso lado nesta investigação, que vai render uma série de reportagens especiais.

Clique aqui e faça parte desta investigação!

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes