Buscar
Podcast

Empresas Cúmplices da Ditadura – com Edson Teles

Pauta recebe coordenador de projeto que revelou apoio de empresas à Ditadura Militar

Ouça agora:

Podcast
7 de julho de 2023
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 79 Empresas Cúmplices da Ditadura – com Edson Teles

Pauta recebe coordenador de projeto que revelou apoio de empresas à Ditadura Militar

0:00

Essa semana, uma peça publicitária da Volkswagen ganhou o debate público ao colocar a imagem da cantora Elis Regina recriada por Deepfake – técnica que utiliza inteligência artificial para recriar e manipular a imagem de alguém – cantando a canção “Como Nossos Pais” ao lado de sua filha, a também cantora Maria Rita. Elis foi uma das figuras públicas opositoras do regime militar no Brasil e isso fez com que algumas pessoas chamassem a atenção para o fato de a montadora de carros ter sido uma das empresas apoiadoras da ditadura. 

Além da Volkswagen, um estudo inédito revela com detalhes, a partir de documentos, relatórios e depoimentos de vítimas, a profundidade do apoio que os militares receberam de empresas como Fiat, Petrobrás, Itaipu, Companhia Docas de Santos, Folha de S. Paulo entre outras.  O projeto “A responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a Ditadura” gerou o especial de reportagens “Empresas Cúmplices da Ditadura”, que vem sendo publicado no site da Agência Pública desde junho. As descobertas chocantes incluem perseguição, espionagem e tortura.  

Para falar de um assunto tão importante, o Pauta Pública 79 recebe o professor Edson Teles, coordenador do projeto que envolveu 55 pesquisadores e foi conduzido pela Universidade Federal de São Paulo, através do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/Unifesp) em parceria com o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de São Paulo. Na conversa, ele conta bastidores da investigação, fala sobre reparação e traz detalhes que surpreenderam os pesquisadores.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes