Buscar
Podcast

Empresas Cúmplices da Ditadura – com Edson Teles

Pauta recebe coordenador de projeto que revelou apoio de empresas à Ditadura Militar

Ouça agora:

Podcast
7 de julho de 2023
08:00

EP 79 Empresas Cúmplices da Ditadura – com Edson Teles

7 de julho de 2023 · Pauta recebe coordenador de projeto que revelou apoio de empresas à Ditadura Militar

0:00

Essa semana, uma peça publicitária da Volkswagen ganhou o debate público ao colocar a imagem da cantora Elis Regina recriada por Deepfake – técnica que utiliza inteligência artificial para recriar e manipular a imagem de alguém – cantando a canção “Como Nossos Pais” ao lado de sua filha, a também cantora Maria Rita. Elis foi uma das figuras públicas opositoras do regime militar no Brasil e isso fez com que algumas pessoas chamassem a atenção para o fato de a montadora de carros ter sido uma das empresas apoiadoras da ditadura. 

Além da Volkswagen, um estudo inédito revela com detalhes, a partir de documentos, relatórios e depoimentos de vítimas, a profundidade do apoio que os militares receberam de empresas como Fiat, Petrobrás, Itaipu, Companhia Docas de Santos, Folha de S. Paulo entre outras.  O projeto “A responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a Ditadura” gerou o especial de reportagens “Empresas Cúmplices da Ditadura”, que vem sendo publicado no site da Agência Pública desde junho. As descobertas chocantes incluem perseguição, espionagem e tortura.  

Para falar de um assunto tão importante, o Pauta Pública 79 recebe o professor Edson Teles, coordenador do projeto que envolveu 55 pesquisadores e foi conduzido pela Universidade Federal de São Paulo, através do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/Unifesp) em parceria com o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de São Paulo. Na conversa, ele conta bastidores da investigação, fala sobre reparação e traz detalhes que surpreenderam os pesquisadores.

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.