Buscar
Podcast

Planejamento urbano ou especulação? – com Raquel Rolnik

Podcast recebe urbanista em uma conversa sobre planejamento urbano e inclusão social

Ouça agora:

Podcast
21 de julho de 2023
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 81 Planejamento urbano ou especulação? – com Raquel Rolnik

Podcast recebe urbanista em uma conversa sobre planejamento urbano e inclusão social

0:00

Como reimaginar nossas grandes capitais? A quem devem servir os espaços de uma cidade? Como construir uma São Paulo onde caibam todas e todos? O resultado do censo do IBGE de 2022 revela parte da dimensão do déficit habitacional no Brasil: só a cidade de São Paulo possui quase 600 mil imóveis vazios

Em paralelo, a capital concentra cerca de 25% de toda população de rua do país, com aproximadamente 48 mil pessoas sem moradia, segundo levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua. Isso significa que só a capital paulista teria 12 imóveis desocupados para cada pessoa que não tem onde morar.

Paradoxalmente, o mercado imobiliário acumula um crescimento histórico nos últimos anos, com crescimento nos empreendimentos residenciais. A tendência é vista na maioria das grandes cidades do país e levanta questionamentos. Como planejar uma cidade que garanta qualidade de vida aos seus moradores? Quais são os interesses que se contrapõe a um modelo urbano mais acessível e inclusivo?

Alguns dias após a aprovação do Novo Plano Diretor de São Paulo, o Pauta Pública recebe a urbanista Raquel Rolnik. A pesquisadora fala sobre como o setor imobiliário anda definindo o planejamento urbano a partir da especulação e questiona os impactos da desregulação do mercado na vida prática das pessoas. Afinal, o que as disputas na política urbana de hoje tem a ver com a tendência crescente de microapartamentos no centro das capitais? Escute o episódio completo.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes