Buscar
Podcast

Calor extremo: contagem regressiva – com Giovana Girardi

Jornalista comenta os recordes de temperatura de 2023, seus efeitos e o que podemos esperar para o Brasil

Ouça agora:

Podcast
4 de agosto de 2023
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 83 Calor extremo: contagem regressiva – com Giovana Girardi

4 de agosto de 2023 · Jornalista comenta os recordes de temperatura de 2023, seus efeitos e o que podemos esperar para o Brasil

0:00

O Brasil teve o mês de julho mais quente em 62 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em todo o mundo, o mês de junho já havia sido o mais quente para o planeta desde que a medição começou a ser feita em 1850, segundo o observatório Copernicus da União Europeia. Nos últimos meses, no verão dos Estados Unidos, da Europa e da China as ondas de calor atingiram níveis preocupantes, causando incêndios, secas e problemas de saúde. 

No hemisfério Sul, que ao longo do ano também veio registrando altas temperaturas, as perspectivas para o verão incluem também um novo El Niño – um fenômeno natural que por si só causa o aquecimento do clima – mas que nesse momento de emergência climática, agrava ainda mais as previsões para os próximos meses. 

Em paralelo, nas próximas semanas acontecerá a Cúpula da Amazônia, que vai reunir países que dividem o território amazônico para tratar de estratégias coordenadas para a floresta. O evento tem sido considerado como um momento-chave para entender como o Brasil e os países vão se posicionar perante a emergência climática e as disputas que pairam sobre o bioma amazônico – como o projeto de exploração de petróleo na Foz do Amazonas. 

Para conversar sobre tudo isso, o Pauta Pública recebe novamente a jornalista Giovana Girardi, que agora é chefe da Cobertura Socioambiental na Agência Pública. No papo Giovana traz os possíveis significados para estas ondas de calor, conta o que esperar do próximo verão no Brasil e reflete sobre o tempo que ainda temos para minimizar os impactos das mudanças climáticas.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes