Buscar
Podcast

Violência contra refugiados venezuelanos  – com Rafael Custódio e Márcia de Oliveira

Repórter acompanha a situação que imigrantes venezuelanos enfrentam ao cruzar a fronteira com o Brasil

Ouça agora:

Podcast
26 de julho de 2024
08:00

EP 130 Violência contra refugiados venezuelanos  – com Rafael Custódio e Márcia de Oliveira

26 de julho de 2024 · Repórter acompanha a situação que imigrantes venezuelanos enfrentam ao cruzar a fronteira com o Brasil

0:00

A crise econômica, social e política na Venezuela tem resultado na migração massiva de parte da população para o Brasil. Em resposta a este fluxo migratório, o Governo Federal lançou, em 2018, a Operação Acolhida, um programa que, na teoria, consiste em abrigar de forma segura e ordenada os refugiados e migrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade que cruzam a fronteira com o Brasil. No entanto, ao visitar as instalações da Operação Acolhida em Roraima, o repórter da Agência Pública Rafael Custódio constatou uma série de situações que levam famílias inteiras a preferir viver nas ruas a se submeter às condições desumanas e de violência dentro desses espaços de acolhimento.

O episódio conta também com a participação da professora Márcia Maria de Oliveira, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que analisa a atual situação da Operação Acolhida e avalia como o espaço acaba promovendo segregação e confinamento dos imigrantes, sem levar em conta seu objetivo principal, que é oferecer uma resposta humanitária para a crise migratória.

Acompanhe a série Segredos da Operação Acolhida

Segredos da Operação Acolhida

Por

Investigamos relatos de abusos, crimes e outros problemas em uma das maiores operações para migrantes realizadas no país

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes