Buscar
Podcast

Ações marcantes da extrema direita dentro e fora do Brasil

Especial de retrospectiva resgata as principais articulações do movimento em 2024, no Brasil e no mundo

Ouça agora:

Podcast
3 de janeiro de 2025
08:00

Ações marcantes da extrema direita dentro e fora do Brasil

3 de janeiro de 2025 · Especial de retrospectiva resgata as principais articulações do movimento em 2024, no Brasil e no mundo

0:00

A extrema direita foi o tema central do Pauta Pública em 2024. O terceiro episódio da retrospectiva resgata os momentos mais marcantes do ano, evidenciando como o movimento se articulou em diversas frentes.

No episódio Bolsonarismo é uma distopia teocrática?, o professor João Cezar de Castro Rocha mergulhou nas dimensões religiosas da manifestação convocada pelo ex-presidente Bolsonaro em 21 de abril. Com discursos recheados de citações bíblicas e referências ao Velho Testamento, o evento defendia abertamente a fusão entre política e religião. “Por um bom tempo fomos negligentes ao ponto de falarmos que não poderia misturar política com religião, e o mal ocupou o espaço”, disse Michelle Bolsonaro na ocasião. Com isso, Castro Rocha explica como a teologia do domínio ameaça transformar o Brasil em uma teocracia distópica, aprofundando a interferência religiosa nas estruturas do Estado.

Meses após o ato de Bolsonaro, as eleições municipais trouxeram novos desdobramentos. O ex-coach Pablo Marçal se candidatou à prefeitura de São Paulo, unindo em tom religioso, ideias de antipolítica, meritocracia e ausência do Estado. O candidato ganhou notoriedade nacional após ter protagonizado, junto com seu oponente José Luiz Datena, uma agressão física durante um debate ao vivo na TV Cultura. Em Teologia coaching e a naturalização da violência, o professor e teólogo Ranieri Costa analisou no episódio os problemas da instrumentalização da fé na política e da naturalização de discursos violentos para os indivíduos e sociedade. 

No cenário internacional, o crescimento da extrema direita também deixou marcas profundas em 2024. A ascensão de grupos radicais europeus, impulsionados por discursos anti-imigração, supremacistas e ultranacionalistas, ganhou força na chamada quarta onda da ultradireita. No episódio Extrema direita em ascensão na Europa e a influência no Brasil, o professor de relações internacionais David Magalhães descreve a dinâmica e como se deu o crescimento desses grupos na Europa, e as conexões com o Brasil. Ele destacou: “A quarta onda é marcada pela normalização das ideias, das práticas de ultradireita. Então, tudo aquilo que era visto antes como periférico, marginal, é trazido para o centro, e isso acaba, inclusive, interferindo e moldando o comportamento dos partidos tradicionais de direita”.

Ouça o episódio completo e confira como o Pauta Pública destrinchou as estratégias e impactos da extrema direita em 2024, no Brasil e no mundo.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes