EP 37 Entre lamúrias e privilégios: os incentivos ao agronegócio
Como esperado, o PL da Devastação foi aprovado na Câmara dos Deputados, trazendo um retrocesso de décadas para o licenciamento ambiental no Brasil, representando uma vitória para a bancada ruralista e o agronegócio e uma derrota para o país e para o nosso futuro.
Mas essa não foi a única boiada daquele dia. Um pouco antes de analisar o texto do licenciamento, a Câmara aprovou que 30 bilhões de reais do pré-sal sejam destinados para renegociar dívidas do agro. Apesar de chamar muita atenção, esses 30 bilhões são pouco perto de tudo o que o setor recebe de incentivos. No entanto, o agro brasileiro está sempre reclamando que precisa de mais e mais. E quanto ao retorno? E as ações do agro em políticas para reduzir o impacto das mudanças climáticas?
O Bom Dia, Fim do Mundo analisa as lamúrias e privilégios do grupo que parece cada vez mais acostumado a rechear o bolso, enquanto cruza os braços pelo meio ambiente.
Assista ao videocast abaixo!
Confira aqui um material complementar do episódio #37 – Entre lamúrias e privilégios: os incentivos ao agronegócio com links de pesquisas e publicações citadas no programa:
- Estratégia Nacional de Mitigação do governo federal e planos setoriais;
- Análise sobre o Plano Safra;
- Reportagem da Sumaúma sobre os subsídios ao agronegócio;
- Coluna de Giovana Girardi: “O não negacionismo do líder do agro que não dura até a página 2”.