25 de outubro de 2022
11:00
Este artigo tem mais de 3 anos
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.
URGENTE
Nosso repórter Luan Iturve, indígena Guarani-Nhandeva e autor do video “Pyaegua – o povo Kaiowa e Guarani reage à intolerância religiosa”, recebeu ameaças por parte de membros de uma das igrejas evangélicas exibidas na reportagem. Com a segurança de Luan em risco, decidimos retirar o vídeo do ar enquanto tomamos as providências cabíveis. Lamentamos o episódio tão revelador da intolerância religiosa retratada na reportagem.
A Agência Pública lança a videorreportagem Pyaegua – o povo Kaiowa e Guarani reage à intolerância religiosa, fruto de projeto proposto pelos comunicadores indígenas Luan Iturve e Valdinéia Jorge.
A reportagem aborda os constantes ataques de neopentecostais aos rezadores kaiowa e guarani nos últimos anos. Uma onda de incêndios contra casas de reza tradicionais tem sido a face mais visível da intolerância religiosa de grupos formados por indígenas convertidos que passam a demonizar as manifestações tradicionais de seu próprio povo. O vídeo também mostra como o movimento das mulheres kaiowa e guarani tem atuado para denunciar e enfrentar o problema.
Conheça os autores
Luan Iturve
Indígena da etnia Guarani-Nhandeva, nasceu na cidade de Juti e atualmente mora em Dourados, no Mato Grosso do Sul. É estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ator, cineasta, músico, fotógrafo e cineclubista. Desde de 2018 vem se dedicando ao audiovisual.
@luanIturve
Valdinéia Jorge
Yvyraija Nhandesy Valdineia Kunha Poty, conhecida também como Valdinéia Jorge, tem 34 anos, é professora e mãe. Atualmente estuda licenciatura em educação na Universidade Federal da Grande Dourados, na área de ciências da natureza. Mora na TI Panambizinho em Dourados, MS. Desde 2019 acompanha a intolerância religiosa contra os guaranis e kaiowás.
Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.
Clica aqui pra saber mais!
Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.
Vale a pena ouvir
EP 232
A violência como promessa em ano eleitoral – com Bruno Paes Manso
4 de setembro de 2026
·
Jornalista e pesquisador fala sobre o avanço do discurso de violência e seus efeitos no Brasil
Mais lidas
Fim da Escala 6×1 será votado no Senado em esforço concentrado antes do recesso eleitoral
31 de agosto de 2026
|
Por Duda Sousa
Mansões, carros de luxo, viagens: a vida de Eduardo Bolsonaro e Figueiredo nos EUA
31 de agosto de 2026
|
Por Alice Maciel, Natalia Viana
Resgates de pessoas em condição de escravidão caem no Brasil, mas disparam em SP, diz CPT
2 de setembro de 2026
|
Por Wanessa Celina
Leia de graça, retribua com uma doação
Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.
É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.
Junte-se agora a essa luta!