Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Vídeo

Pyaegua – o povo Kaiowa e Guarani reage à intolerância religiosa

Videorreportagem denuncia ataques de neopentecostais aos rezadores kaiowa e guarani e seus templos

Vídeo
Assistir vídeo
25 de outubro de 2022
11:00
Este artigo tem mais de 1 ano

URGENTE 

Nosso repórter Luan Iturve,  indígena Guarani-Nhandeva e autor do video “Pyaegua – o povo Kaiowa e Guarani reage à intolerância religiosa”, recebeu ameaças por parte de membros de uma das igrejas evangélicas exibidas na reportagem. Com a segurança de Luan em risco, decidimos retirar o vídeo do ar enquanto tomamos as providências cabíveis. Lamentamos o episódio tão revelador da intolerância religiosa retratada na reportagem. 

A Agência Pública lança a videorreportagem Pyaegua – o povo Kaiowa e Guarani reage à intolerância religiosa, fruto de projeto proposto pelos comunicadores indígenas Luan Iturve e Valdinéia Jorge.

A reportagem aborda os constantes ataques de neopentecostais aos rezadores kaiowa e guarani nos últimos anos. Uma onda de incêndios contra casas de reza tradicionais tem sido a face mais visível da intolerância religiosa de grupos formados por indígenas convertidos que passam a demonizar as manifestações tradicionais de seu próprio povo. O vídeo também mostra como o movimento das mulheres kaiowa e guarani tem atuado para denunciar e enfrentar o problema.

Conheça os autores

Luan Iturve

Indígena da etnia Guarani-Nhandeva, nasceu na cidade de Juti e atualmente mora em Dourados, no Mato Grosso do Sul. É estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ator, cineasta, músico, fotógrafo e cineclubista. Desde de 2018 vem se dedicando ao audiovisual.

@luanIturve

Valdinéia Jorge

Yvyraija Nhandesy Valdineia Kunha Poty, conhecida também como Valdinéia Jorge, tem 34 anos, é professora e mãe. Atualmente estuda licenciatura em educação na Universidade Federal da Grande Dourados, na área de ciências da natureza. Mora na TI Panambizinho em Dourados, MS. Desde 2019 acompanha a intolerância religiosa contra os guaranis e kaiowás.

A videorreportagem é o primeiro produto do edital Microbolsas Pública – Repórteres Indígenas, que em 2022 selecionou cinco projetos de comunicadores indígenas relacionados às diversas ameaças que hoje assolam os mais de 300 povos originários existentes no país e seus territórios tradicionais. Os proponentes selecionados receberam apoio financeiro e orientação de jornalistas da Agência Pública para realizarem seus projetos.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes