Buscar
Vídeo

O que é pobreza energética?

Episódio mostra como a pobreza energética afeta quilombolas no Pará e aponta caminhos para garantir acesso à energia

Vídeo
Assistir vídeo
12 de fevereiro de 2026
07:00

Neste episódio, trazemos o depoimento de Helena Santos, moradora da comunidade quilombola do Piratuba, no Pará, que conta como é viver em situação de pobreza energética, o que envolve, por exemplo, o uso de lenha para cozinhar, iluminação precária, dificuldade em manter a temperatura adequada em casa, e falta de acesso a internet. Nossa apresentadora Ethieny Karen apresenta dados e possíveis caminhos para enfrentar a dificuldade de comunidades a terem acesso a serviços energéticos essenciais para uma vida digna. Assista.

*Pública Explica é uma série de vídeos educativos sobre direitos humanos, produzida pela Agência Pública com apoio da Fundação Itaú.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 202 Como romper o ciclo de violência de homens e meninos?

Episódio discute caminhos para construir masculinidades não violentas em diferentes esferas da sociedade

0:00

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes