AGÊNCIA DE REPORTAGEM E JORNALISMO INVESTIGATIVO


Série especial sobre os ônibus do Rio de Janeiro

 

 

Nossa equipe passou cinco meses investigando a cadeia de propriedades das empresas que comandam os coletivos na capital fluminense. Entre as descobertas, sociedades que se repetem, contas em bancos offshores e o possível uso de imobiliárias para maquiar lucros. Leia o especial completo, que conta ainda com um aplicativo onde os cariocas podem ver quem comanda o ônibus que eles tomam todo dia, e saber se as empresas e seus donos são investigados pela Lava-Jato.

Produto do quarto LAB de experimentação narrativa realizado na Casa Pública, no Rio, o Especial Catraca tem ilustrações da artista Biba Rigo. 

O fiasco das CPIs dos ônibus no Rio de Janeiro

Enquanto a investigação dos vereadores em Niterói desvendou indícios de fraude das empresas, a do Rio morreu na praia. Em ambas, os políticos protegeram empresários hoje presos pela Lava Jato.

Por Luisa Lucciola

 

Imobiliárias podem mascarar sobrelucro de empresários de ônibus

Denunciada pela CPI dos Ônibus de Niterói, Guanabara Participações, de Jacob Barata, também é proprietária de garagem no Rio de Janeiro.

Por Adriano Belisário

 

O BRT não resolveu

No mesmo dia em que o secretário de Obras de Eduardo Paes, Alexandre Pinto, é preso pela Lava Jato, contamos por que o BRT segue inacabado, subaproveitado e com uma passagem mais cara do que deveria.

Por Adriano Belisário, Luisa Lucciona e Mariah Queiroz

 

Exclusivo: O que revela (e o que esconde) a auditoria oficial dos ônibus no Rio

Empresa internacional PwC fez milionário levantamento dos problemas do transporte com dinheiro público, mas secretário de Marcelo Crivella decretou sigilo dos resultados para evitar transparência.

Por Gabriele Roza e Adriano Belisário

 

Presidente da Comissão de Transporte da Assembleia do Rio é sócio de diretor da Fetranspor foragido

Marcelo Simão (PMDB) é dono de imobiliária em São João de Meriti (RJ), junto com José Carlos Reis Lavouras e família. O deputado comanda a Comissão de Transportes da Assembleia Estadual há dez anos.

Por Adriano Belisário

 

As offshores dos empresários de ônibus presos na Lava Jato

Presos esta semana, Jacob Barata Filho e João Augusto Morais Monteiro – presidente da Rio Ônibus – tiveram suas contas bancárias em paraísos fiscais vazadas no Panama Papers.

Por Adriano Belisário

 

Animação: Como é calculada a tarifa do ônibus no Rio?

Apesar de diversos descontos fiscais, a passagem não ficou mais barata. Entenda como ela é calculada.

Por Bruno Fonseca e Adriano Belisário

 

WebApp: Quem são os donos do seu ônibus?

Este aplicativo permite que os cariocas descubram as empresas e os empresários que mandam na linha de ônibus que tomam todo dia – e se eles são investigados pela Lava-Jato.

Por Babak Fakhamzadeh, Bruno Fonseca e Adriano Belisário

 

A teia dos donos do ônibus no Rio

Com base em dados declarados pelas empresas à Receita Federal, a Pública identificou os proprietários das 39 empresas que formam esses consórcios. São 165 sócios organizados em grupos – quase sempre familiares – que dividem também outros negócios, além das concessões de ônibus. 

Por Adriano Belisário

 

 

Muito além dos Barata 

Com base em dados da Receita Federal, identificamos os proprietários das empresas que formam os consórcios de ônibus no Rio. Conheça a história de alguns deles.

Por Adriano Belisário

 

 

Comentários

Opte por Disqus ou Facebook