Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Reportagem

Brasil na rota dos diamantes de sangue

Para os representantes dos EUA, Ministério era “cego” a lacunas no processo de certificação de origem das pedras"

Reportagem
1 de abril de 2011
15:15
Este artigo tem mais de 15 anos

Nos adicione como fonte preferencial no Google.

A prisão no dia 10 de fevereiro de 2006 de Luiz Eduardo Machado de Castro, superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em Minas

Gerais, pela Polícia Federal durante a Operação Carbono atraiu a atenção da embaixada americana em Brasília. Luiz Eduardo era o responsável em Minas Gerais pela emissão de certificados Kimberley (KPCS), uma documentação internacional que garante que diamantes provenientes de áreas de conflito não sejam comercializados.

O Brasil participou da criação desta medida em 2000, mas só passou a adotá-la a partir de 2004. “Se alguma irregularidade for revelada, o Brasil irá publicar uma desculpa vazia e assumir completa responsabilidade”, disse o assessor para assuntos internacionais do MME e responsável pelo grupo focal dos KPCS, Samir Nahass, ao enviado da embaixada americana segundo telegrama de 27 de fevereiro.

Logo após a Operação Carbono, o Ministério de Minas e Energia (MME) suspendeu a emissão de certificados Kimberley. “Com relatos de ligações a grupos terroristas internacionais, provável comércio de diamantes de sangue, exploração em reserva indígena e lavagem de dinheiro, as prisões recentes mostram uma corrupção sistêmica
que não pode ser lidada por pequenos ajustes sem especificação”, questiona a mensagem.

Quando perguntado pelo enviado da embaixada americana se haveriam mudanças no processo, Nahass disse que eram necessários apenas alguns ajustes. O telegrama relata que o enviado esperava que o MME iria protelar esta revisão. “Apesar das evidências
do contrário, o MME parece estar cego às sérias lacunas em seu sistema de Processo Kimberly”, comenta o telegrama.

Um certificado KPCS é tratado em especial no telegrama, o de número 64 emitido em Minas Gerais. Os americanos citam o relatório do observatório internacional Partnership Africa Canada (Parceria África-Canadá, PAC) que investigou esta concessão em especial. “O relatório deles questiona, baseado em limitações geológicas, como 100 hectares poderiam fornecer um montante enorme de diamantes em um curso de sete
dias”, relata o telegrama.

O próprio Luiz Eduardo Machado de Castro refutaria o relatório canadense no secretariado do Processo Kimberley, em Moscou, com fotos de canteiros de obras e infraestrutura de extração de diamantes de uma área atribuída ao Certificado 64.

O relatório anual do Processo Kimberly no Brasil de 2004, elaborado pelo MME, aponta que foram emitidos 58 certificados KPCS e 9 foram cancelados. No entanto, o relatório da ONG canadense citado no telegrama, intitulado “Fugitivos e fantasmas: os exportadores de diamantes do Brasil” (de março de 2006), lança mão de dados do banco de dados do DNPM do mesmo ano para constatar que 44,5% dos diamantes produzidos no país tinham origem duvidosa, 24,4% de fontes claramente fraudulentas e 18,92% eram de uma empresa sob investigação da Polícia Federal, a S. L. Mineradora de Paulo Traven que seria autuado pela Operação Carbono.

Fugitivos da Operação Carbono – Apesar da prisão de Castro, o principal alvo da ação da Polícia Federal conseguiu fugir. Tratava-se de Hassan Ahmad, descendente de libaneses nascido em Serra Leoa e suspeito de ter ligações com a Al-Qaeda. De acordo com o telegrama, Said Ali e Ali Ahmad, respectivamente pai e irmão de Hassan, são reconhecidos em um relatório de 2003 do Conselho de Segurança da ONU como comerciantes de diamantes de sangue vindos de Serra Leoa e do Congo. O irmão Ali gerenciava uma casa de diamantes na Bélgica e comprava suas pedras principalmente da empresa de Hassan no Brasil, a Primeira Gema.

Outro fugitivo da ação foi Paulo Treven, dono da Traven Comércio Importação e Exportação Ltda e da S. L. Mineradora, ambas no Mato Grosso. Além da relação com Hassan Ahmad, o empresário comercializava diamantes da reserva indígena Roosevelt em Rondônia que abriga os índios Cinta Larga. “Cogita-se que Traven lavou boa parte de seus ganhos através de negociações imobiliárias no Brasil”, suspeita o telegrama que cita o conflito entre os Cinta Larga e garimpeiros na área que levou ao massacre de 29
mineiros ilegais dentro da reserva.

Traven e Hassan entregariam-se à PF dali a alguns dias, o brasileiro no dia 15 de fevereiro e o outro em 17 alegando estar em São Paulo de folga quando ocorreu a Operação Carbono, da qual não saberia de nada. De acordo com a polícia, os autuados e uma terceira comerciante de pedras que já havia sido presa durante a operação chamada Viviane Albertino Santos, eram acusados de comprar pedras de mineradoras que não existiam ou que extraiam apenas areia e cascalho.

Mineração mediúnica relâmpago – De acordo com dados levantados no DNPM pelo observatório internacional PAC, 34 dos 61 certificados Kimberly emitidos em Minas Gerais entre 2003 e 2005 eram de pedras da Primeira Gema. O principal fornecedor
de Hassan Ahmad segundo o relatório da ONG canadense era Fábio Tadeu Dias de
Oliveira, morto em São Paulo no dia 17 de julho de 2001 quando completaria 24 anos.

Investigações do PAC mostraram que dois anos depois um homem de posse apenas de identidade, CPF e uma conta da Eletropaulo, todos no nome de Fábio Tadeu Dias de Oliveira, deu entrada em documentação para extrair pedras de áreas no Vale do
Jequitinhonha. Depois de laudos geológicos e ambientais, a autorização foi emitida
em 30 de junho de 2004. Oito dias depois, Fábio Tadeu Dias de Oliveira já estaria
vendendo 6.876, 92 quilates em diamantes à Morgan Mineração e Indústria por cerca
de 261 mil dólares. O relatório do PAC nota que este montante foi registrado em notas
fiscais.

De acordo com a pesquisa dos canadenses, a empresa de Hassan Ahmad comprou estes diamantes por quase 1 milhão de dólares. A Primeira Gema vendeu estas pedras para uma empresa do Dubai por 3 milhões de dólares, quase 10 vezes o valor pago ao defunto Fábio. A empresa de Hassan era inicialmente fornecedora de outra companhia no país árabe, a Rilton Traders, que fechou pouco após suspeitas de lavagem de dinheiro em 2004.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

A Meta está barrando conteúdos políticos nas eleições, mas deixando robôs agirem

|

Levantamento mostra mais de mil casos de restrições e banimentos nas plataformas em outubro

Plenário do Senado Federal durante sessão que votou PEC do fim da Escala 6x1

Fim da escala 6×1 é a maior mudança na jornada do trabalhador brasileiro desde 1988

|

Com 75 votos a favor e um contra nos dois turnos de votação, PEC aprovada garante dois dias de descanso a trabalhadores

Um quarto dos senadores que apoiam a PEC da Flexibilidade tem antepassados escravocratas

|

Levantamento da Agência Pública no Projeto Escravizadores mapeou famílias de mais de cem políticos brasileiros

Tropa do Esquadrão de Polícia Montada que atua no entorno dos estádios de futebol, passam por instrução, na sede de Itapuã em Salvador.

No meio do caminho tinha uma norma – o que explica mortes causadas por policiais da Bahia

|

Instrução normativa de 2019 dificultou investigação de policiais militares; estado é onde as polícias mais matam

Integrantes da Bancada Indígena do Congresso Nacional, Sônia Guajajara (à esquerda) e Célia Xakriabá (à direita)

Bancada indígena diminui no Congresso e lideranças se preparam para desmonte e retrocesso

|

Representantes do movimento indígena citam risco às demarcações, imposição do Marco Temporal e aparelhamento da Funai

Colagem com frames de vídeos de Lula nas redes sociais

Do susto ao mutirão: como a campanha de Lula tenta virar o jogo nas redes e nas ruas

|

Campanha tenta virar o jogo com nova abordagem nas redes, atos pelo Brasil e engajamento de influenciadores e artistas

Deputados federais mais votados da direita gastam o dobro com anúncios que os da esquerda

|

Os dez candidatos mais votados da direita gastaram R$ 5,3 milhões com anúncios na Meta; os da esquerda, R$ 2,6 milhões

Ato de 7 de Setembro na Avenida Paulista em 2026. Manifestante segura poster contra o ministro do STF Alexandre de Moraes

STF pode ser enfraquecido por interesses políticos se Flávio for eleito, avaliam juristas

|

Para especialistas, Tribunal abusa de decisões monocráticas, mas usar crise como arma política prejudica democracia

Da sua mão para o crime organizado: o que acontece quando seu celular é roubado?

|

Quase cem celulares são subtraídos por hora no Brasil e então eles podem tomam 4 caminhos, inclusive sites de compras

Gestão Tarcísio exonera professoras com regra da ditadura

|

Três docentes contestam exonerações na justiça e uma delas morreu antes de reaver cargo