Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Reportagem

EUA fecharam os olhos para massacre anunciado

Com base em informes sobre assassinatos de dissidentes iranianos por tropas do governo do Iraque, reportagem revela como EUA falharam na prevenção de um massacre

Reportagem
13 de abril de 2011
15:06
Este artigo tem mais de 15 anos
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.
EUA fecharam os olhos para massacre anunciado
Agência Pública

The Mujahadeen e-Khalq (MEK), ou People’s Mujahedin of Iran (PMOI), um grupo de oposição iraniano, afirma que mais de 19 de seus membros foram assassinados na noite de sete de abril depois que tanques iraquianos invadiram a cidade de Ashraf, ao norte de Bagdá, onde a organização vivia exilada há décadas. O campo não é acessível aos jornalistas e as informações ainda não foram confirmadas.

A incursão acontece após um massacre anterior, ocorrido em julho de 2009, quando 11 residentes de Ashraf foram mortos e centenas foram feridos. Na época, o MEK divulgou fotografias na internet de cadáveres com ferimentos a bala e imagens de dissidentes sendo levados e atropelados por um Humvee em alta velocidade.

Telegramas da diplomacia estadunidense vazados pelo Wikileaks e obtidos pelo Bureau mostram que os oficiais dos Estados Unidos estavam cientes do potencial desastre humanitário antes dos assassinatos de 2009. Um general do exército dos EUA até alertou que suas tropas teriam a responsabilidade de intervir. O grupo estava desarmado, tendo baixado suas armas sete anos antes. No entanto, os telegramas revelam como o governo dos EUA falhou em agir por medo de romper o acordo de segurança com o Iraque sobre pessoas ainda classificadas como terroristas.

Num telegrama enviado em março de 2009, a chefe da missão Patricia Butenis disse: “O UGS (governo dos Estados Unidos) enfrenta um dilema desafiador: ou nós protegemos membros de uma organização terrorista internacional contra as ações das forças de segurança iraquianas, violando o acordo de segurança entre EUA e Iraque, ou negamos proteger o MEK no enfrentamento de uma crise humanitária, nos conduzindo, então, para uma condenação internacional”.

Após os assassinatos de julho de 2009, o Departamento de Estado dos Estados Unidos defendeu as ações das forças iraquianas como “razoáveis”. Um tribunal espanhol está, neste momento, investigando as mortes como potenciais crimes de guerra cometidos pelas forças iraquianas.

A responsabilidade por Ashraf e seus 3.400 residentes passou dos Estados Unidos para o Iraque em 2009 como parte da transferência geral de poder. Durante três meses, os oficiais dos Estados Unidos estavam prevendo uma crise humanitária em Ashraf, uma vez que as autoridades iraquianas, pressionadas pelo Irã, tentavam expulsar os dissidentes.

Em março de 2009, Butenis assinalou que “a pressão feita pelo GOI (governo do Iraque) ao MEK para que este saia do Iraque está começando a cruzar os limites rumo ao tratamento desumano”. Outro telegrama enviado em março gravou um aviso de um general dos EUA alertando que suas tropas teriam a responsabilidade de intervir em danos graves causados por qualquer incursão à cidade.

No começo de julho de 2009, o embaixador dos EUA Christopher Hill, substituto de Butenis, observou em um telegrama que a incursão iraquiana em Ashraf “provavelmente custaria vidas”.

Duas semanas depois, membros armados do exército iraquiano, juntamente com a polícia, pressionaram sua entrada na cidade depois que as negociações por um ingresso pacífico falharam. Sete dos onze homens que morreram no confronto possuíam ferimentos fatais a bala em seus corpos.

Em resposta às críticas internacionais de que as muitas centenas de tropas dos EUA baseadas nas proximidades falharam em intervir, o Departamento de Estado dos EUA disse: “A ação do governo iraquiano em Ashraf foi um ato razoável de sobrevivência e de manutenção de suas obrigações para manter a segurança em Ashraf”.

Os telegramas também confirmam o papel de Teerã nas ações do governo iraquiano contra o MEK. Eles continham numerosas reclamações do primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki sobre ameaças dos iranianos de atacar os campos usando mísseis de longo alcance ou insurgentes altamente treinados.

Um dos telegramas de Buteni, de março de 2009, mostra o conselheiro de Segurança Nacional Mowaffaq al-Rubaie justificando uma incursão em Ashraf â opinião pública afirmando que o Irã havia ameaçado atacar a cidade se seus ocupantes não fossem removidos no período de dois meses. Outros documentos mostram oficiais iraquianos acusando o MEK de atividades terroristas, o que pode não ser comprovado pelos EUA.

A Corte Nacional da Espanha está investigando as mortes de julho e convocou o chefe de polícia da província de Diyala, o major-general Abdul Hussein al-Shemmari, a comparecer para depor no dia 8 de março. O inquérito também examinará as condições atuais em Ashraf e as alegações do MEK de que as autoridades do Iraque estão impedindo o acesso a tratamento médico.

Mohammed Mohadessin, líder do braço político da MEK, o Conselho Nacional de Resistência do Irã, disse, em janeiro de 2011: “A situação em Ashraf continua muito instável. Para evitar outra catástrofe humanitária, os Estados Unidos e as Nações Unidas precisam se responsabilizar pela proteção do Campo Ashraf”. Ele acrescentou: “nós avisamos os oficiais dos EUA em inúmeras ocasiões que a transferência da proteção de Ashraf às autoridades iraquianas levaria a uma catástrofe humanitária”.

Para as autoridades estadunidenses no Iraque, a situação se complicou pela presença do MEK na lista de organizações terroristas estrangeiras, apesar do desarmamento voluntário do grupo em 2003. O MEK foi removido de lista semelhante da União Europeia em janeiro de 2009.

Publicado originalmente no The Bureau of Investigative Journalism, em inglês.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Quilombolas lutam por território ancestral contra imobiliária no interior de São Paulo

|

Descendentes de escravizados disputam título de terra contra empresa e denunciam ação da polícia

Lula proíbe bets e cita relato de mãe que perdeu o filho para apostas ao assinar Medida

|

Vânia Borges, que perdeu o filho para as apostas online, esteve com o presidente após matéria da Pública com seu relato

Análise da Abin aponta extrema-direita no Brasil como “facilitadora” de ofensiva de Trump

|

Desde novembro de 2025 análises sobre risco “crítico” de interferência vem sendo produzidos pela agência de inteligência

Garimpo na Terra Indígena Baú em 2026.

Indígenas Kayapó se colocam em risco para bloquear garimpo ilegal na Terra Indígena Baú

|

Dois meses após operação da PF, número de invasores quadruplicou, dizem órgãos; há suspeita de participação de facções

Fazendas de IA inflam pauta da extrema direita com 255 perfis e mais de mil posts

|

Rede tem 58 milhões de visualizações e amplia alcance de posts pró-família Bolsonaro e ataques ao STF

Colagem com as fotos do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias e do diretor geral da PF, Andrei Rodrigues

Antes de mensagens vazadas, PF pediu sigilosamente para AGU conter Mendonça

|

Documentos indicam que o diretor-geral da PF acionou AGU contra uma ordem do então relator do caso Master

Presidente dos Estados Unidos Donald Trump durante abertura da assembleia geral da ONU em Nova York em 2025

Escudo das Américas: iniciativa de Trump e de 14 países inclui cartel que não existe

|

O Cartel de Los Soles foi inventado pelo Departamento de Justiça de Trump, que depois voltou atrás

Empresa ligada ao Muralha Paulista é apontada como risco para dados sensíveis em Goiás

|

Órgãos de controle de São Paulo e Goiás questionaram contratos da Paladium para videomonitoramento nas ruas

Lula x Trump: presidentes defendem posições opostas em discursos na ONU

|

Líderes discordam sobre diplomacia, regulação da IA, soberania e guerras