Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Checagem

Metade da população não tem acesso a coleta de esgoto

João Goulart Filho acertou dado em plano de governo; 99 milhões de pessoas utilizavam medidas alternativas para despejar dejetos em 2016

Checagem
4 de setembro de 2018
09:00
Este artigo tem mais de 5 ano
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Esgoto a céu aberto: falta de coleta atinge 48,1% da população brasileira, segundo relatório do Ministério das Cidades

“Mais de 100 milhões de pessoas utilizam medidas alternativas, como fossas e esgoto a céu aberto, para despejar os dejetos.” – João Goulart Filho (PPL), no plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Verdadeiro

Filho do ex-presidente João Goulart, destituído pelo golpe militar de 1964, João Goulart Filho disputa a Presidência pelo Partido Pátria Livre (PPL). No discurso de lançamento da sua candidatura em 6 de agosto, o político retomou diversos dos ideais e elogiou as conquistas de seu pai. Também prometeu lutar por democracia e mais direitos sociais. As mudanças promovidas pelo presidente Getúlio Vargas também são referência para ele. O plano de governo do candidato começa com trecho da carta-testamento de Vargas.

No documento, Goulart elencou também alguns problemas relacionados à vida nas cidades, prometendo melhorias na moradia urbana. Ele afirmou que mais de 100 milhões de pessoas utilizam medidas alternativas para despejar dejetos. O Truco – projeto de fact-checking da Agência Pública – analisou o dado e descobriu que chega bem próximo da realidade. Por isso, a frase foi classificada como verdadeira.

De acordo com o último relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do Ministério das Cidades, 51,9% da população possuía coleta de esgoto em suas casas em 2016. Isso representava 107 milhões de pessoas na época, considerando a estimativa de população de 2016, de 206,11 milhões de pessoas. Os outros 48,1% não tinham acesso à coleta de esgoto – 99,1 milhões de pessoas, número ligeiramente inferior ao citado pelo candidato.

Talvez Goulart Filho tenha chegado ao dado de “mais de 100 milhões de pessoas” ao aplicar o porcentual do SNIS à população atual, de 208,7 milhões de pessoas, segundo a estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, 108,3 milhões teriam acesso à coleta de esgoto (51,9%), contra 100,4 milhões (48,1%) de pessoas sem acesso. Esse cálculo, no entanto, não deve ser feito, porque a cobertura da rede pode ter mudado no período entre a produção do relatório e a atualidade.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE mostra que 65,9% dos domicílios possuíam coleta de esgoto ou fossa séptica ligada à rede domiciliar em 2016. Isso representa 45,6 milhões de residências. A estatística inclui domicílios rurais e urbanos, mas não faz a contagem de quantos habitantes estão representados.

Nem todas as fossas sépticas são inadequadas para o despejo de esgoto. De acordo com o Atlas Esgotos 2017, realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), “a solução individual com fossa séptica diminui o impacto do lançamento desses efluentes nos corpos hídricos, quando executada adequadamente e em condições propícias à sua aplicação.” Mas o ideal é que haja coleta de esgoto para todos os domicílios.

Assim, estima-se que 99,1 milhões de pessoas não tenham acesso a coleta de esgoto de acordo com o dado mais recente disponível. Essas pessoas precisam encontrar soluções alternativas para despejo de dejetos. “Os esgotos não coletados têm destinos diversos, como encaminhamento para fossas sépticas ou negras, lançamento em rede de águas pluviais ou em sarjetas, disposição direta no solo ou nos corpos d’água”, informa a ANA.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Truco

Este texto foi produzido pelo Truco, o projeto de fact-checking da Agência Pública. Entenda a nossa metodologia de checagem e conheça os selos de classificação adotados em https://apublica.org/truco. Sugestões, críticas e observações sobre esta checagem podem ser enviadas para o e-mail truco@apublica.org e por WhatsApp ou Telegram: (11) 99816-3949. Acompanhe também no Twitter e no Facebook. Desde o dia 30 de julho de 2018, os selos “Distorcido” e “Contraditório” deixaram de ser usados no Truco. Além disso, adotamos um novo selo, “Subestimado”. Saiba mais sobre a mudança.

Leia também

O candidato do Partido Novo, João Amoêdo, em entrevista da EBC: político acredita que falta livre mercado no país

Mais de 20% dos brasileiros dependem do Bolsa Família

Por

João Amoêdo criticou o volume de beneficiados pelo programa, criado para ajudar pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza

Passeata pelo Dia Mundial do Orgulho LGBT no Rio de Janeiro, em 2013: números sobre violência são subnotificados

Dados sobre assassinato de LGBTs são incompletos

Por

Vera Lúcia, do PSTU, citou o Brasil como campeão mundial em homicídios do tipo, mas estatísticas têm lacunas e não comparam todos os países

Notas mais recentes

Braga Netto condecorou delegado Rivaldo Barbosa com medalha do pacificador em 2018


O que diz “manifesto” que circula em grupos militares no WhatsApp e Telegram


ACT denuncia empresas à Anvisa por distribuição ilegal de cigarros de palha a estudantes


Motoristas de app resistem a projeto de regulamentação do governo e cobram mudanças


Ruralistas apostam em PECs para avançar sobre direitos indígenas no Congresso


Leia também

Mais de 20% dos brasileiros dependem do Bolsa Família


Dados sobre assassinato de LGBTs são incompletos


Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes