EP 35 Lei Rouanet e Armas
“Pela primeira vez vamos colocar dinheiro da Rouanet em eventos de arma de fogo, vai ser super bacana isso”. A fala é de André Porciuncula, então secretário nacional de Incentivo e Fomento à Cultura, e o responsável por analisar e aprovar propostas que desejam se enquadrar na Lei de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet.
Apesar de criticada pelo governo, a lei de incentivo foi usada para fomentar um livro pró-armas financiado pela fabricante Taurus — a maior fabricante de armas de fogo leves do país e uma das principais fabricantes de revólveres do mundo.
Segundo investigação da Agência Pública, a empresa já investiu R$ 336 mil reais na produção da obra que pretende contar a história das armas no país. Quem apurou essa história foram os repórteres Alice Maciel e Bruno Fonseca que retornam ao Pauta Pública para um conversa sobre os significados dessa mudança de postura em relação à Lei Rouanet e como isso tudo tem a ver com a criação de um novo imaginário popular sobre as armas.