Buscar

De cada três assassinatos na zona rural paraense, dois são no sul e sudeste do estado; impunidade e morosidade no ordenamento fundiário perpetuam a pistolagem

Ensaio
17 de outubro de 2016
12:07
Este artigo tem mais de 8 ano

Monumento em homenagem às vítimas do Massacre de Eldorado dos Carajás, na chamada “Curva do Esse” às margens da PA-150 

De Marabá até o acampamento Novo Oeste, que fica na região de São Félix do Xingu, são cerca de 7 horas de viagem. Mas em dias de chuva, a viagem pode ser chegar até dois dias. 

Entrada da propriedade onde vivia Ronair José de Lima, último líder assassinado em uma emboscada, no acampamento Novo Oeste. 

Interior da casa onde vivia Ronair José de Lima e sua companheira. 

Primeira assembleia dos acampados, um mês após o assassinato de Ronair. 

Na vicinal dentro do acampamento, os assassinos armaram uma tocai e quando Ronair passava de moto com a sua companheira, foi atingido no peito por um disparo de arma de fogo. No local ainda estava a forquilha que os assassinos apoiaram a espingarda. 

Noite estrelada no acampamento Novo Oeste, São Félix do Xingu, Pará

José Cícero/Agência Pública

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Ensaios

O copyright das imagens publicadas nesta seção é dos fotógrafos aqui creditados. Os ensaios não estão disponíveis para republicação. Para entrar em contato com os autores das imagens envie um e-mail para contato@apublica.org.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes