Buscar
Nota

Volta do horário de verão deve ser decidida nesta semana e Congresso se prepara para COP29

13 de outubro de 2024
18:00

A decisão sobre a volta do horário de verão será tomada nesta terça-feira (15), segundo declaração do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, à CNN. Se aprovada, a medida deve ser implementada em 2025, exceto se a situação este ano se torne “imprescindível”, segundo Silveira.

A menos de um mês para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2024 (COP29), o Congresso realiza audiência, também na terça-feira, para discutir a participação do Brasil no evento, realizado entre 11 e 22 de novembro, em Baku, no Azerbaijão. Na quinta (17), o Senado ouve o ministro de relações exteriores, Mauro Vieira, sobre as eleições na Venezuela.

As audiências de conciliação sobre o marco temporal continuam no Supremo Tribunal Federal (STF). Na última audiência, que contou com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, foi discutida a participação dos estados e dos municípios no processo de demarcação de terras. Guajajara e o líder indígena Raoni Metuktire, cacique Caiapó, destacaram a necessidade de preservação do meio ambiente e dos direitos dos povos originários.

Confira a agenda da semana de 14 a 18 de outubro:

DIREITOS HUMANOS

  • STF
    • Demarcação de terras indígenas (14/10): O STF dá continuidade às audiências de conciliação sobre o marco temporal, que prevê o direito indígena de ocupar apenas terras já povoadas por eles ou em disputa na data da Constituição de 1988.
    • Sistema carcerário (16/10): O STF deve analisar o Plano Pena Justa, proposta do governo para combater problemas no sistema prisional, como melhorias de infraestrutura e prevenção de reincidências com oferta de trabalho e educação.

MEIO AMBIENTE

  • Senado
    • Redução de CO2 (CMA, 16/10): Em pauta, o PL 4.364, que altera a Política Nacional sobre Mudança do Clima para incluir prioridades de ações para diminuir a emissão de gases que provocam o efeito estufa.
    • COP29 (CMMC, 14/10, 14h30): Audiência preparatória para a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29) conta com nomes como a Secretária de Mudança Climática do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni, e o diretor da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Kleber Karipuna.

POLÍTICA

  • Senado
    • Reforma tributária (16/10): O relator da regulamentação da reforma tributária, Eduardo Braga (MDB-AM), deve apresentar o plano de trabalho para aprovar o projeto até dezembro.
    • Eleições na Venezuela (CRE, 17/10, 10h): No texto do requerimento, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) diz que a Venezuela, desde o início do século 21, tem sido caracterizada como um regime político autoritário ditatorial, sob a liderança dos presidentes Hugo Chávez e seu sucessor, Nicolás Maduro.

ECONOMIA

  • Horário de verão (16/10): Após estudo realizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), o ministério de Minas e Energia pode anunciar plano do governo Lula em retomar o adiantamento de relógios em todo o país visando à economia de energia, ação suspensa desde 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

SAÚDE

  • Advertência contra o fumo (18/10, 9h): Audiência pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresenta propostas de novas imagens de advertência para embalagens de produtos derivados do tabaco e pontos de venda.

Para ficar de olho:

  • Anistia do 8 de janeiro: Após adiamento sob pedido de vista dos deputados Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Rodolfo Nogueira (PL-MS), a votação sobre o projeto de lei que prevê anistia aos envolvidos em manifestações com motivação política ou eleitoral, entre 8 de janeiro de 2023 até a data de publicação do projeto, deve ser retomada na CCJ.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF. 

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Notas mais recentes

Semana tem posse de Trump e AGU se posicionando quanto à mudança de política da Meta


Lula sanciona restrição a celulares nas escolas e governo começa a promover mudanças


Sem anistia: em ato de 2 anos do 8/1, militância pede responsabilização de golpistas


Secretaria de Gandra em SP fortalece diplomacia paralela do bolsonarismo, diz pesquisador


Meta se alinha a Trump, mira Justiça latina e facilita fake news sob bandeira anticensura


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes