Buscar
Nota

Tudo é festa: beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval

10 de fevereiro de 2026
18:06

Uma festa realizada no último fim de semana no O Erê Beach Club, em construção na Praia de Araçaípe, em Arraial d’Ajuda, adicionou um novo capítulo à controversa situação do empreendimento da família Vorcaro, do Banco Master, como revelado pela Agência Pública. A obra segue embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela prefeitura de Porto Seguro.

No entanto, vídeos que circularam nas redes sociais mostram uma festa acontecendo no espaço no domingo, 8 de fevereiro. O embargo, determinado pelo Iphan em 21 de janeiro, foi motivado pela “integral supressão” de vegetação de restinga e pela construção de “módulos construtivos de grandes dimensões” sem a devida autorização. A obra, conduzida pela Milo Investimentos S.A., está localizada em uma área de proteção ambiental e em um conjunto arquitetônico e paisagístico tombado desde 1974.

Procurado para comentar a realização da festa no local embargado, um dos responsáveis pelo empreendimento, identificado como Genaro Campos, afirmou que a licença de funcionamento do estabelecimento está ativa e é anterior ao embargo da obra. “A obra está embargada, minha licença de funcionamento não”, declarou. Segundo ele, o alvará foi emitido no ano passado pela prefeitura de Porto Seguro. “Eu tenho alvará de funcionamento desde o ano passado. Antes do embargo”, reforçou, acrescentando que a situação da obra está em processo de regularização.

Por que isso importa?

  • Empreendimento não tem licenças necessárias para obra e pode causar danos graves em região tombada, segundo o Iphan.
  • Empresa responsável pelo resort é da família Vorcaro, investigada por fraudes após a liquidação do banco Master.

A Pública teve acesso a um documento de licença para localização e funcionamento emitido pela Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Seguro, que confirma uma primeira emissão em setembro de 2025 para a empresa O ERÊ BEACH CLUB LTDA. A licença, de tipo anual, teve validade até 31 de dezembro de 2025 e classifica a atividade principal como “bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento”, além de prever atividades secundárias como “casas de festas e eventos”. Segundo Genaro, existe uma outra licença de funcionamento com validade até agosto de 2026.

A situação revela um aparente conflito administrativo: embora a construção esteja irregular e paralisada por ordem dos órgãos de fiscalização, o estabelecimento alega possuir uma licença municipal para operar.

A família Vorcaro, proprietária do empreendimento avaliado em até R$ 25 milhões, é figura central em um dos maiores escândalos financeiros recentes do país. Henrique Moura Vorcaro e sua filha, Natalia Bueno Vorcaro Zettel, diretores da Milo Investimentos, foram alvos da Operação Compliance Zero da Polícia Federal, que investiga desvios de recursos do Banco Master. Henrique é pai de Daniel Vorcaro e Natalia, além de irmã de Daniel, é esposa de Fabiano Zettel, ambos figuras centrais na investigação.

A Pública tentou contato com a Prefeitura de Porto Seguro e com a Milo Investimentos, mas não obteve retorno até a publicação.

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 202 Como romper o ciclo de violência de homens e meninos?

Episódio discute caminhos para construir masculinidades não violentas em diferentes esferas da sociedade

0:00

Notas mais recentes

Tudo é festa: beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval


O jogo do poder antes do Carnaval: data centers, futuro do trabalho via app e vaga no STF


Preso por estupro, Epstein buscou Brasil para “ter acesso a garotas”, confirmam documentos


Golpe, Master, Escala 6×1, PL antifacção: a espinhosa agenda do poder antes das eleições


Megavazamento: Justiça inglesa recebe ação coletiva sobre dados expostos de brasileiros


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes