Buscar
Nota

Dono de imóvel sobreposto a terra indígena, senador quer votar Marco Temporal antes do STF

17 de agosto de 2023
19:36
Este artigo tem mais de 3 anos

Nos adicione como fonte preferencial no Google.

Na sessão da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado que discutiu ontem (16) o projeto de lei sobre o Marco Temporal para terras indígenas (PL 2.903/23), a maioria dos parlamentares se uniu em torno de um objetivo: votar a proposta antes que o Supremo Tribunal Federal (STF) prossiga com o julgamento sobre o tema. Há a expectativa de que a Corte volte a debater a tese até o fim de setembro, nas vésperas da aposentadoria da ministra Rosa Weber, que deseja se manifestar sobre o assunto.

Em meio a figuras proeminentes do governo Bolsonaro, como os agora senadores Sérgio Moro (União Brasil-PR), Tereza Cristina (PP-MS) e Jorge Seif (PL-SC), que integram a CRA, um dos mais engajados na defesa do Marco Temporal foi o senador Jaime Bagattoli (PL-RO). 

Vice-presidente da comissão e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), ele possui fazenda de pecuária parcialmente sobreposta à Terra Indígena (TI) Omerê, no município de Corumbiara (RO). A área é habitada pelos poucos sobreviventes dos povos de recente contato Akuntsu e Kanoê, vítimas de massacres nos anos 1970.

Se o PL 2.903/23 for aprovado com a mesma redação com que passou na Câmara, fica estabelecido que sejam demarcados apenas territórios ocupados pelos indígenas na data de promulgação da Constituição, em outubro de 1988. A princípio, a matéria, portanto, poderia beneficiar os negócios do senador. “Não podemos deixar que o Supremo atropele isso”, declarou. “Temos que respeitar nossos povos originários, os nossos indígenas, mas precisamos entender que essa Casa vai ter que resolver essa situação.”

A informação sobre a fazenda de Bagattoli foi revelada em junho por um dossiê do site De Olho nos Ruralistas que identificou parlamentares e financiadores de campanhas políticas com propriedades em territórios indígenas. Segundo o documento, a fazenda São José pertence à Transportadora Giomila, que tem como sócios o senador e seu irmão, Orlando Bagattoli. 

O imóvel foi registrado duas vezes em sequência: a primeira em janeiro de 2007, com 1,1 mil hectares, e a segunda em novembro do mesmo ano, com 3,7 mil hectares. À época, a propriedade era de outra família. Foi adquirida pelos irmãos Bagattoli em 2011, por meio da penhora de uma dívida contraída pelos antigos donos. Os registros foram feitos logo após a homologação da Terra Indígena Omerê, que ocorreu em abril de 2006. 

O dossiê identificou, com base nos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que a fazenda tem área de 0,5 hectare incidindo sobre a terra indígena. No entanto, informações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) indicam que a porção sobreposta – e portanto, irregular – é muito superior, de 2.591 hectares. O imóvel não consta no patrimônio de mais de R$ 55 milhões declarado por Jaime Bagattoli à Justiça Eleitoral no ano passado.

Em junho, durante sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, o senador citou a história e admitiu que parte da fazenda invade a terra indígena. “Inclusive, na propriedade, são dois lotes, que dão 3.716 hectares, e eu tive que desmembrar 1.118 hectares, só a parte aberta, e a parte toda da reserva foi homologada junto, mais 2 mil e poucos hectares, toda a mata foi homologada como reserva indígena”, afirmou, na ocasião.

A Agência Pública procurou Bagattoli mas não obteve retorno até a publicação.

Edição:

Notas mais recentes

Hospitais do Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro e a acusação de Lula na Band


Às vésperas do 2° turno, governo tenta votar PEC da Segurança Pública no Senado


Locais de votação alterados e abstenção: estigma afasta eleitores da Maré das urnas


Fim da escala 6×1 vai a votação no Senado, mas aliados de Flávio tentam barrar


Mulheres são maioria das vítimas de violência política, mesmo sendo minoria das candidatas


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

‘Leilão às avessas’: vitória de Flávio consolidaria interferência dos EUA no Brasil

|

Terras raras, combate ao tráfico e Congresso mais à direita favorecem dominação dos EUA de Trump sobre América Latina

Deputado detido após atingir jornalista com um tiro defendeu liberação de armas em 2017

|

Marcelo Aguiar apresentou Projeto de Lei para revogar Estatuto do Desarmamento quando esteve no Congresso Nacional

Aluno da UFRN espancado em protesto envolvendo Girão: “Não tem alternativa senão a luta”

|

Estudante foi alvo durante "Protesto UFRN Anti-Lula", de grupo ligado a secretário de gabinete do deputado bolsonarista
Imagem do presidente Lula como alvo em clube de tiro em São Paulo

Homens praticam tiro contra imagem de Lula em clube de São Paulo

|

Gravação aconteceu em clube de tiro que já foi alvo de ação policial; vereador já foi condenado por prática semelhante
Colagem com as fotos de Rodrigo Cataratas e Alexanfre Ramagem

Foragido, líder do garimpo ilegal Rodrigo Cataratas tem empresas e bens de luxo nos EUA

|

Condenado por garimpo na terra Yanomami ajudou na fuga de Alexandre Ramagem e, por isso, também está foragido da Justiça

Ministério Público encurrala Meta para barrar bloqueios e restrições nas eleições

|

Ação quer impedir que algoritmos barrem conteúdos; Pública mostrou que grupos pró-Lula foram acusados de terrorismo

Políticos têm rede ‘paralela’ na Meta sem declarar ao TSE

|

Flávio Bolsonaro tem mais de sete perfis de apoio não declarados; Janones, um; Campopiano e Pavanato também têm rede
Colagem com as fotos do banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, e do cantor Gusttavo Lima

Bolsonarista, Gusttavo Lima pressionou Vorcaro por acordo para movimentar R$ 23 bilhões

|

Cantor que declarou apoio a Flávio Bolsonaro propôs a dono do Master fornecer maquininhas em MG: "Vamos trabalhar, bb"

Flávio Bolsonaro & família: as perguntas que a Pública já respondeu e você precisa saber

|

Rumor? Exagero? Mentira? Reunimos um guia de questionamentos que estão na cabeça do eleitor para nossas investigações
Imagem aérea de local desmatado em Rurópolis

Segundo turno das eleições será referendo sobre futuro da Amazônia

|

Volta a índices de desmatamento do governo Bolsonaro podem aproximar floresta de ponto de não retorno