Buscar
Nota

Semana tem depoimento de ex-ajudante de Bolsonaro, caso Marielle e novas regras de emendas

18 de novembro de 2024
11:38

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, prestará um novo depoimento à Polícia Federal na próxima terça-feira (19), às 14h, em Brasília. A oitiva ocorre nesta semana em meio ao risco de anulação de sua delação premiada, após a descoberta de omissões e mensagens apagadas relacionadas a uma possível articulação para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesta segunda-feira (18), a Câmara dos Deputados usará registro biométrico obrigatório na sessão deliberativa extraordinária, o que significa que os deputados deverão comparecer fisicamente ao plenário. A expectativa é votar o projeto que estabelece novas regras para as emendas parlamentares, após alterações no Senado, que aprovou o texto-base na semana passada.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve encerrar nesta semana o julgamento de Domingos Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018. Na semana passada, a Corte formou maioria para manter a prisão preventiva do conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ).

Também estão na agenda da semana de 18 a 22 de novembro:

DIREITOS HUMANOS

  • Câmara
    • Herança angolana (CDHMIR, 22/11, 14h): Audiência com o tema “Angola é aqui” discutirá como laços históricos e culturais moldaram o Brasil, a preservação dessas heranças e os desafios enfrentados pelas comunidades afrodescendentes no Brasil.
  • STF
    • Marco temporal (18/11): Na próxima audiência, os participantes vão apresentar propostas para alterar o artigo 4º da Lei do Marco Temporal, que define os critérios de terras tradicionalmente ocupadas por povos indígenas.
    • Caso Marielle Franco (18/11): Término do julgamento virtual sobre a prisão de Domingos Brazão, conselheiro do TCE-RJ. A maioria do STF já votou por mantê-lo preso.

POLÍTICA 

  • Delação em risco (19/11, 14h): O depoimento de Mauro Cid à Polícia Federal deve abordar os dados deletados de seus dispositivos eletrônicos. Entre as investigações, está o esquema de venda de joias recebidas por Jair Bolsonaro de autoridades estrangeiras e a inserção de dados falsos de vacinação no Ministério da Saúde.

Colagem de fotos mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro à esquerda e o tenente-coronel Mauro Cid à direita
Mauro Cid deve detalhar dados apagados e esquemas ligados a Bolsonaro, joias e falsos dados de vacinação

  • Câmara
    • Emendas parlamentares (18/11, 17h): A Câmara votará os destaques do projeto sobre emendas parlamentares, após alterações aprovadas pelo Senado. A medida exige identificação do autor, valor e destino das emendas. O presidente Arthur Lira determinou registro biométrico obrigatório dos deputados para garantir participação dos parlamentares.
  • Senado
    • 8 de janeiro (CSP, 19/11, 11h): Audiência vai discutir a situação dos presos pelos atos antidemocráticos na Esplanada, em Brasília, em 8 de janeiro de 2022. A pauta deve destacar o falecimento de Cleriston Pereira da Cunha, preso por participar dos atos, que teve um mal súbito, no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.
  • STF
    • Disputa empresarial (18/11, 17h): O Supremo inicia a audiência de conciliação sobre o controle acionário da Eldorado Brasil Celulose. A disputa envolve a venda de ações da empresa, que faz parte da J&F Investimentos para a CA Investment, controlada pela estrangeira Paper Excellence.

EDUCAÇÃO

  • Câmara
    • Impacto educacional (SUBRS, 22/11, 9h30): Seminário discute impactos educacionais causados pelos desastres ambientais ocorridos no Rio Grande do Sul. Segundo dados da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), dois meses após a tragédia climática, mais de 6,9 mil estudantes permaneciam fora das salas de aula.

SAÚDE

  • Senado
    • Chip da beleza (PLEN/SF, 22/11, 14h): Debate sobre proibição imposta pela Anvisa, em outubro, à manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais manipulados, conhecidos popularmente como “chip da beleza”.

Para ficar de olho:

  • Reunião emergencial sobre mpox. A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou uma reunião para a próxima sexta-feira (22), para determinar se o vírus continua sendo uma crise de saúde global.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF. 

Edição:
Roberto Suguino / Agência Senado

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Notas mais recentes

Semana tem depoimento de ex-ajudante de Bolsonaro, caso Marielle e novas regras de emendas


Queda no desmatamento da Amazônia evitou internações por doenças respiratórias, diz estudo


Dirigente da Caixa Asset deixa sociedade com ex-assessor de Lira após reportagem


COP29: Cotado para presidir COP de Belém, Alckmin escorrega na ciência do clima


Restrições ao aborto voltam à pauta da Câmara e STF julga consequências das bets


Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes