Buscar
Podcast

O que fizeram com ela?

Enquanto as cientistas da ONG Anis tentam defender os direitos das mulheres, a sua fundadora Debora Diniz foi obrigada a se exilar no exterior porque sofre ameaças de morte

Ouça agora:

Podcast
1 de setembro de 2021
11:00
Este artigo tem mais de 2 ano

EP 5 O que fizeram com ela?

1 de setembro de 2021 · Enquanto as cientistas da ONG Anis tentam defender os direitos das mulheres, a sua fundadora Debora Diniz foi obrigada a se exilar no exterior porque sofre ameaças de morte

0:00

Imagine ter que sair às pressas do Brasil, deixar para trás a sua família, o seu emprego e tudo que você conhece, sem saber quando você vai poder voltar. Foi o que aconteceu com a antropóloga Debora Diniz. Ela recebeu tantas ameaças de morte que ela passou a temer não só pela sua vida, mas pela sua família. Debora estuda direitos reprodutivos e virou alvo de ataques de grupos conservadores que se dizem anti-aborto. “Nós estamos falando de alguém que diz ‘eu vou matar você’, [junto com] o endereço da minha casa e como vai matar,” diz Debora Diniz em entrevista à repórter Mariana Simões.

No episódio de hoje, Debora conta como tem lutado para resistir aos ataques. As cientistas que trabalham na Anis, a ONG de direitos humanos fundada por Debora, também enfrentam uma avalanche de ódio nas redes. Desde 2016, a Anis produz estudos e presta apoio às mães que foram afetadas pela epidemia de Zika no Brasil. E enquanto as cientistas da Anis tentam conseguir assistência médica e financeira para estas mães, recebem todo tipo de ameaça. No mais recente,  um e-mail chegou à caixa de e-mails da ONG com uma mensagem: “vamos metralhar a sede do Instituto Anis”.

Quem está por trás deste episódio:

Direção, roteiro, reportagem e locução – Mariana Simões

Montagem, mixagem, masterização e música tema – Ricardo Terto

Editora e Coordenadora geral – Natalia Viana

Apoio – Instituto Serrapilheira

Consultora de Roteiro – Gisele Regatão

Divulgação – Marina Dias, Ravi Spreizner

Ilustração –  Catarina Bessell

Este podcast usou trechos de áudios da TV Setorial, Band News e Brasil de Fato

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes