Buscar
Podcast

Próxima parada: justiça ou anistia? – com Conrado Hubner

Cientista político analisa atuação do judiciário e quais cenários possíveis para um futuro onde há muito em jogo

Ouça agora:

Podcast
11 de novembro de 2022
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 52 Próxima parada: justiça ou anistia? – com Conrado Hubner

11 de novembro de 2022 · Cientista político analisa atuação do judiciário e quais cenários possíveis para um futuro onde há muito em jogo

0:00

Enquanto alguns apoiadores de Bolsonaro continuam agarrados ao caminhão do golpismo que não sabem onde vai parar, o futuro governo Lula segue em sua etapa de transição, na expectativa das definições de nomes que irão ajudar a compor o cenário político nesse terceiro mandato.

Entre as muitas coisas que mudaram no clima político brasileiro desde o segundo mandato de Lula, um fato inegável é que o judiciário – sobretudo o STF – passou a participar das conversas do cotidiano, com nomes de juízes e ministros “na boca do povo” como nunca antes.

O poder judiciário teve papel essencial durante os últimos anos e durante as eleições. Também será muito importante, junto com os outros poderes, para o resgate da democracia. Mas Bolsonaro será responsabilizado pelos crimes que cometeu? Qual a importância disso para esse processo e também para a nossa história?

Para conversar sobre isso e ainda analisar outras questões relevantes que pairam nesse aquecimento para 2023, Andrea Dip e Clarissa Levy conversam hoje com Conrado Hubner, professor de direito constitucional da USP, doutor em Direito e Ciência Política e membro do Observatório de Pesquisa, Ciência e Liberdade, o SBPC, e colunista da Folha, que alerta que mais do que previsões, a sociedade brasileira precisa encontrar certos caminhos – ou em 2026 o desafio será maior.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes