Buscar
Podcast

Feridas históricas do conflito em Gaza e a fala de Lula – com Breno Altman

Jornalista contextualiza posição de Israel e repercute declaração do presidente

Ouça agora:

Podcast
23 de fevereiro de 2024
08:00

EP 108 Feridas históricas do conflito em Gaza e a fala de Lula – com Breno Altman

Jornalista contextualiza posição de Israel e repercute declaração do presidente

0:00

“O genocídio está associado a todas políticas de Estado que estão ligadas a destruição de um povo”, diz o convidado deste episódio.

Em uma entrevista coletiva durante a reunião da cúpula da União Africana, na Etiópia, Lula comparou o que está acontecendo na Palestina hoje, onde aproximadamente mais de 30 mil pessoas foram mortas em ataques do exército de Israel, sendo a maioria delas mulheres e crianças, com o que ocorreu na segunda guerra mundial contra o povo judeu. 

O contexto da fala se deu quando o presidente comentava a decisão de alguns países de suspenderem o repasse financeiro à uma agência da ONU, responsável por prestar assistência humanitária a refugiados palestinos, logo após Israel levantar a suspeita de que nela haveriam infiltrados do grupo Hamas. 

A repercussão da fala foi enorme, abalando a diplomacia entre os dois países e levantando inúmeros debates sobre Sionismo, a suposta excepcionalidade do Holocausto e Antissemitismo. Para trazer mais contornos às feridas históricas do conflito em Gaza e a fala de Lula sem perder de vista a escalada do conflito, cada vez mais brutal, em Gaza, o Pauta Pública recebe hoje o jornalista Breno Altman. Fundador do site Ópera Mundi, Breno, que é judeu, vem sendo uma das vozes mais ativas nesse debate. Ele é autor do livro “Contra o sionismo – retrato de uma doutrina colonial e racista” publicado pela editora Alameda. 

Confira o que a Pública já apurou sobre o tema

Denúncia de genocídio contra Israel é reação do Sul Global a Gaza, diz professor

|

Danny Zahreddine, da PUC Minas, avalia que ação da África do Sul, apoiada por Brasil, é uma forma de constranger Israel
Jovem palestino em caverna na Cisjordânia

Eles voltaram a viver nas cavernas para resistir à ocupação militar de Israel

|

Violações contra palestinos na Cisjordânia escalaram com novo ciclo do conflito Israel-Palestina

Educação é “voltada para o Exército” e “terrivelmente racista”, diz professora israelense

|

Nurit Peled-Elhanan, da Universidade Hebraica de Jerusalém, pesquisa como palestinos são retratados em livros didáticos

O caso da família Sabbagh ajuda a explicar um conflito interminável

|

Vimos de perto como palestinos vivem o cotidiano da ocupação militar israelense

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes