AGÊNCIA DE REPORTAGEM E JORNALISMO INVESTIGATIVO

VÍDEO: 5 mil cruzeiros por cabeça no Araguaia

Veja o vídeo produzido a partir de depoimentos de ex-colaboradores do exército. Muitos continuam calados por sofrerem ameaças até hoje.

Em três dias de pesquisa nos 149 volumes do processo judicial que investiga o desaparecimento dos guerrilheiros do Araguaia, a Pública coletou relatos de dezenas de moradores que foram obrigados a prender, enterrar, matar e decapitar guerrilheiros – e sofrem até hoje as consequências do que viveram nesse tempo.

 

Leia mais: Forçados a Matar

Leia mais: Apagando o Rastro

Leia mais: “O terrorismo de Estado persiste até hoje”, diz juíza

Tags: , ,

Comentários

Opte por Disqus ou Facebook

  • Ricardo

    O que este famigerados, tem tanto interrese em esconder?
    Ditadores, ninguem esconde a história de um povo lutador.

  • Rogério

    A Guerrilha do Araguaia foi um fracasso. Méia dúzia de playboys formados na Europa se esconderam naquela região sonhando obter apoio popular, o que não aconteceu. A população nao estava nem aí pra eles. Crime por crime, a equipe de Vadão também capturou militares e matou. Cabo Rosas foi capturado e seu cadáver deixado apodrecer. Mas os guerrilheiros eram todos santinhos.. Só queriam lutar pela democracia. Ou seria pra estabelecer um governo comunista no Brasil? Hoje eles dizem que lutam pela democracia.. Ué, comunismo agora é democracia? Os guerrilheiros santinhos foram treinados na China. Porque não falam abertamente que o que queriam era um governo comunista no Brasil? Hipócritas. E a população acredita ainda. Imaginem se o Brasil tivesse se tornado um país comunista. O nosso muro teria caído em 88 também? Fala sério. Os tais “guerrilheiros” hoje pululam aos montes atrás de uma pensão gorda do governo do PT e paga por todos os brasileiros. Muitos ditos “lutadores” nem sabem onde fica o Araguaia..Assasino de direita tem que ser julgado. Assassino de direita hoje é ministro, presidente, jornalista. Não bastasse isso o Brasil acoberta hoje assassino de esquerda condenado na Itália chamado Battisti.. Mas ele é “companheiro”. É perseguido político. A esquerda pode matar legitimamente, o pode instituido nao pode. Assassino de esquerda vira herói. Basta ver os depoimentos na internet de ex-guerrilheiro contando em detalhes como matou. Acordem gente. A verdade que querem é a verdade unilateral. É a meia verdade.

    • http://casal10.evonblogs.com.br Edson Vicente Carli Junior

      Inclusive você estava lá né Rogério? Você fala com autoridade pois teve parente morto lá, né? Teve fazendeiro na tua família que viu tortura e tudo mais, não é?

      Ignorancia é não saber e querer tapar o sol com a peneira. Em 30 anos os únicos que tiveram voz pra colocar na história as suas verdades foram os militares e uma pequena parcela da sociedade que até hoje tem grande poder. M eia verdade é esconder documentos. É esconder o que foi feito, quem saiu ganhando em esconder? É fácil sair da ignorância, mas é preciso querer.

      E tem outra, se existe guerrilheiros num país a forma de lutar contra eles é usando a lei e não fugindo dela. Matar sem julgamento como fazia o exército naqueles negros tempos não se justifica mesmo que existissem guerrilheiros “terroristas”. Então seu argumento, não tem fundamento nem forçando muito a barra.

    • Boca Braba

      O que não entra na sua cabeça, imbecil, é que esses jovens que se embrenharam no mato para combater o governo estão legitimados porque lutavam contra um governo ilegítimo, que se instalou à força, ao arrepio da constituição então vigente.

      Como governo ilegítimo, baixou leis ilegítimas para seguir governando ilegitimamente.

      Qualquer pessoa que tenha se insurgido contra isso tudo, mesmo que tenha cometido crimes (contra agentes ilegítimos de um governo ilegítimo) está isento de culpa e deve, sim, ser denominado HERÓI.

      Quanto aos soldados porventura mortos nessa investida guerrilheira, lamentavelmente, tiveram o que mereceram. Soldado que é soldado não se volta contra a própria Constituição e contra o próprio povo. Os que assim fizeram, concordando com as ordens de seus superiores, antidemocráticos, eram, igualmente, BANDIDOS.

      Pobre país, vítima do Olímpio Mourão Filho (da puta!) e sua laia…

      • Léa

        Por que “esquerdista” (com aspas, mesmo) não sabe discutir um assunto sem xingar? Eta gente sem idéias!
        Quanto ao que você falou (“lutavam contra um governo ilegítimo, que se instalou à força, ao arrepio da constituição então vigente.), podeira ser aplicado às verdadeiras intenções dos “defensores da democracia no Brasil” (Piada!!). O que essa gente queria, na verdade, era justamente instalar à força um governo ilegítimo — comunista, é claro, pois ditadura de esquerda, tudo beeeemmmm!!! E aí, estaríamos hoje como Cuba: à míngua.
        O que nos salvou foi justamente a intervenção dos militares..
        Se não fosse por eles, nós não estaríamos hoje, com essa liberdade toda, de falarmos o que pensamos, sem medo e sem censura.
        Mas, falando em censura, reparou como “eles”, os remanescentes do Araguaia, ainda não perderam a esperança de ainda conseguirem calar a imprensa?!? Se conseguirem, aí verás como éramos felizes assim como estamos agora!!

        ,

  • Gutierrez

    No final das contas. Todos erraram. É claro que os guerrilheiros foram os que mais sofreram naquele tempo negro. Simplesmente, por que eram minoria, não tinham muito recursos e nem expressivos armamentos. Ninguém nesta história é Santo e nem o Demônio. Todos são Santos e Demônios ao mesmo tempo. Independente de ideologia ou de bandeiras. Na qual eu não levanto nenhuma. Apesar de ter servido o Exército por 5 anos. Devemos saber de fato, o que aconteceu neste País. Fez parte da nossa História. E deve ser contado nos livros. Bom moçinho e Héroi? Só nos filmes de Hollywood.

  • Rogério Nunes

    Caro Édson, não eu não estive lá como vc concluiu erradamente.. Tenho 38 anos. Também não tive nenhum parente morto, e não tenho nenhum recebendo o “Bolsa-Ditadura” mamando nas tetas do governo (a propósito a família do Cabo Rosa não está recebendo pensão).Também não tenho fazendeiros na minha humilde família. Apenas vejo a insensatez dos tempos atuais. A “Verdade” que estão querendo é uma verdade parcial. Concordo com o Gutierrez, ninguém foi santo naquela época. Mas só querem julgar UM LADO. Os crimes dos “guerrilheiros”, “lutadores pela democracia” ninguém tem interesse de julgar. Ou os guerrilheiros não cometeram crimes? Gostaria que você e respondesse essa pergunta. Ou guerrilheiros tem legitimidade para cometer porque lutam contra o sistema, então o que eles fazem é válido?? A lei da anistia já anistiou tudo. Houve o perdão de ambos os lados. O negócio agora é trabalhar por um país melhor, não ficar passando o cartão todo mês e retirando o bolsa ditadura e dando uma de coitadinho. Você também disse que a forma de lutar contra os guerrilheiros é usando a lei eu pergunto se eles usaram da lei também??? Matar sem julgamento concordo com você. Falando nisso os guerrilheiros também faziam seu tribunal e julgavam eles mesmos e depois matavam os considerados traidores ou sei lá o que….Sim, a guerrilha tinha o seu tribunal, você sabia disso? Os “democratas” queriam que o Brasil se transformasse numa Cuba, ou China, ou URSS. Não sabia que esses países eram democracias.. Preciso rever meus conceitos políticos….

    • Leo

      Rogério, acho que alguns de seus argumentos contra a esquerda são aceitáveis e outros bastante questionáveis e de credibilidade duvidosa.

      A verdade é que a direita só deve temer nessa história se, após a quebra do sigilo do documentos, ela realmente ficar devendo mais explicações à sociedade do que a esquerda.

      No mais, acredito que em um país onde professores que se revoltam com uma remuneração de R$ 7,50 hora/aula são tratados a cacetete e bombeiros, por motivos semelhantes, são presos como criminosos pelo BOPE; é necessário saber o que aconteceu naquela época para que isso não se repita novamente.

      Os professores e bombeiros são criminosos? Battisti é culpado? Todos os guerrilheiros mereciam a pena de morte? Segundo quem? Vamos às provas…

      • Léa

        Leo, não sei onde entram os professores e os bombeiros no assunto tratado aquí. Mas, vamos lá: quer dizer que se a gente descobrir a “verdade”, tanto uns como os outros terão melhor tratamento? Uai! o governo não está nas mãos dos que “lutaram contra a ditadura, pela democracia” ? A Dilma não vive batendo no peito dizendo isso, assim como o Lula, vive dizendo que foi preso pelo mesmo motivo? Bem, agora eles estão com a faca e o queijo na mão, e pergunto: por que não fizeram nada para não haver mais cacetadas nos professores, nem prisão para os pobres bombeiros?!? Me explique!!!

  • jair ribeiro

    Luta pela democracia?? Tudo leninista, e sabemos como pensava lenin com relaçao a opositores. Outro dia vi qualquer coisa de um seminario deste partido, o PCdoB, ‘pode discutir a vontade, apos tomada a decisao, custe o que custar, siga o lider’.

  • Emanuel Nunes Silva

    Que seja publicado então as duas faces da moeda. Agora assim!… Mostrando apenas as mazelas de uma das partes?… Além de simplesmente induzir a mentira, é aliciar os mais jovens que desconhecem a história.
    .
    http://www.youtube.com/watch_popup?v=DeZ92vRBY34

  • alexandre

    Durante muito tempo a direita e seus folhetins midiáticos conseguiram esconder a ditadura de maneira incrível.

    É só perguntar para qualquer pessoa que não seja um estudioso do assunto e duvido que ela saiba te responder o que foi a ditadura, porque aconteceu, quem estava realmente por trás.

    Tudo isso aconteceu dentro do contexto da guerra fria, no crescimento do capitalismo do norte através da exploração dos países do sul. Quem não aceitava por bem o imperialismo norteamericano deveria ser colocado no seu devido lugar a base da ditadura de direita.

    Deveriam mostrar tudo mesmo, inclusive os documentos da operação condor, qnd todas as ditaduras fantoches dos USA se uniram para sequestrar, torturar, esuprar e matar qualquer um que fosse contra em qualquer lugar, inclusive nos USA.

    Vcs que se dizem defensores da democracia neoliberal sempre esconderam bem suas ditaduras fascistas e nazistas mas agora estão tremendo de medo porque os fatos irão aparecer… h

    • Léa

      “É só perguntar para qualquer pessoa que não seja um estudioso do assunto e duvido que ela saiba te responder o que foi a ditadura, porque aconteceu, quem estava realmente por trás.”
      Muito bem, acrescento: Duvido que haja alguém que saiba responder o que foi a “luta contra a ditadura” e quem, o ou que, estava realmente por trás.
      Toda história tem duas faces. Se queremos realmente saber a verdade, deveremos estudar ambas as faces. Uma só não vale!
      o que eu sei é que pelo histórico e depoimento dos próprios participantes. O Zé Dirceu, por exemplo, não tem nem o pudor de revelar que foi a Cuba para receber treinamento de guerrilha – e Cuba era apoiada pela União Soviética! quer me dizer que esses dois países eram democráticos? Se a sua resposta for SIM, ou há má-fé, ou muita desinformação, ou muita ingenuidade – escolha! Se o que essa rapaziada (a maioria, infelizmente não passou de uma garotada que achava que estava brincando de guerra; apenas massa de manobra). Além disso, se estavam – como nos querem fazer acreditar – lutando contra a ditadura e pela volta da democracia, por que quase todos se diziam filiados, ou simpatizantes, do PCdoB?!?

  • walter

    A verdade é só uma,e eu vejo várias sobre o assunto. Um militar conta o tiro na cara de uma menina(guerrilheira) que o Curió deu,e ele nega o fato,somem com os documentos sobre as ações e ficamos com depoimentos confusos,onde está a verdade?Pelo que sei,não sobrou ninguém guerrilheiro) para contar a história,e fica notório que os que sobraram foram colaboradores.Em pouco tempo não terá sobreviventes para contar nada,e como sempre a verdade não será conhecida.Nas aulas de história vão utilizar um livro escrito por algum sonhador para ditar sua verdade sobre o assunto.Se quiserem mesmo a verdade,acho bom se apressar,mas acho que não há interesse nela,vão colocar de acordo com seus próprios interesses.

  • rodriguez

    Temos que passar esta história da Guerrilha do Araguaia a limpo,mesmo que possa causar desconforto para alguns, temos o direito de saber o que realmente se passou. Se os dois lados estão certos ou não,no momento é o que menos importa.Servi o exército em um batalhao de infataria no periodo da didatura, sei muito bem as escaramuças e o tanto que nós soldados eramos manipulados e “doutrinados”. Não tenho dúvidas que houve torturas de ambos os lados, que alguns comandantes militares cito Gel Nilton Cruz ( o alemão)com sua impáfia e autoritarismo exacerbado,não tenha dado ordens absurdas para serem cumpridas a risca. Como também alguns “guerrilheiros” sem nenhum preparo , somente tinham entusiasmo e uma idéia do que estavam tentando fazer.O desejo de uma revolução socialista , de uma utopia torpe e sem sentido para aquele período da historia. Só para finalizar, é uma vergonha tentarem esconder estas informações de nós brasileiros, não somos idiotas e apesar do que dizem, somos sim dotados da capacidade de compreenssão.

  • http://www.prlog.org/11289974-phone-number-lookup-verizon-phone-number-reverse-lookup-to-get-information-you-need-quickly.html phone number lookup

    Great video you presented here. 

  • DR zaius

    Gostaria de saber como os guerrilheiros brasileiros se comunicavam na china. É óbvio que os brazucas nunca aprenderiam mandarim e que os chineses não falavam espanhol e, muito menos, português. como é que se entendiam???

Tools