Buscar
Coluna

Governo tenta distensionar relação com o MST no “Abril Vermelho”

Terra da Gente é lançado para reaproximar governo de apoiadores históricos em meio à tensão por falta de reforma agrária

Coluna
17 de abril de 2024
06:00
Ouça Rubens Valente

Rubens Valente

17 de abril de 2024 · Terra da Gente é lançado para reaproximar governo de apoiadores históricos em meio à tensão por falta de reforma agrária

0:00

Quer receber os textos desta coluna em primeira mão no seu e-mail? Assine a newsletter Brasília a quente, enviada às terças-feiras, 8h. Para receber as próximas edições por e-mail, inscreva-se aqui.

Nesta segunda-feira (15), a líder sem-terra Ceres Hadich dirigiu-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento no Palácio do Planalto para o qual foi convidada junto com outras lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“Assim como o senhor, presidente Lula, que não renunciou à sua dignidade em detrimento da sua liberdade interrompida, nós nos comprometemos, perante o povo sem-terra e o povo brasileiro, a não parar de lutar enquanto houver povo sem terra e terra sem gente”, disse Ceres.

Era o final de um dia particularmente tenso em diversos pontos na zona rural no país. Como faz anualmente desde o massacre de Eldorado do Carajás em abril de 1996, o MST iniciou a Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, também conhecida como “Abril Vermelho”, um conjunto de marchas e ocupações de terra e de órgãos públicos. No primeiro dia, já havia contabilizado 24 ocupações de propriedades rurais em 11 estados. Cerca de 30 ações diversas mobilizaram, segundo o grupo, mais de 20 mil famílias.

A resposta do governo federal à mobilização do MST veio com o evento no Planalto em que foi anunciada uma “prateleira de terras”, expressão criada pelo presidente em agosto do ano passado. Lula atribuiu ao ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), o ex-deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), a tarefa de apresentar a “prateleira”, isto é, todas as possibilidades de obtenção de terras, das mais diversas fontes, e que fossem além da ferramenta clássica de desapropriação de terras improdutivas. O conjunto de ações, que envolve estímulos à agricultura familiar, ganhou o nome de Terra da Gente.

O evento, acompanhado pela Agência Pública, reuniu, além de Lula e Teixeira, os ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Rui Costa (Casa Civil), bem como entidades além do MST, como a Contag.

Lula fez uma alusão, sem citar nomes, às mobilizações dos movimentos sociais como o MST. “A gente pode, enquanto trabalhador da cidade, reivindicar, fazer greve, pedir aumento de salário, plano de carreira. O trabalhador da vaca pode fazer greve, pode fazer um monte de coisa, e vocês [entidades de sem-terra] podem fazer o que vocês quiserem”, discursou.

“O nosso papel é ser honesto com o movimento social. É dizer aquilo que a gente pode fazer, aquilo que a gente não pode fazer; o dinheiro que a gente tem, o dinheiro que a gente não tem; para que a gente possa estabelecer uma relação muito sincera, muito cordial, muito democrática. Mesmo que em alguns momentos alguém torça para o Corinthians e outro torça para o Palmeiras, não tem problema nenhum. O que é importante é que a gente não perca o humor para fazer as lutas que a gente precisa.”
Lula

Por ocorrer na semana da Jornada do MST, o programa Terra da Gente foi entendido como uma resposta do governo às manifestações da principal entidade representativa dos sem-terra no país. Recentes declarações de lideranças do MST demonstram que a relação com o governo está longe de tranquila.

Em março, o líder nacional do MST João Pedro Stedile fez duras críticas ao governo. Em entrevista ao Tutameia TV, dos jornalistas Eleonora e Rodolfo Lucena, ele deu nota 5 para “o time da reforma agrária” do governo.

“Nós estamos há 14 meses [de governo Lula], meu Deus do céu. Procure lá no Diário Oficial. Em 14 meses, o Lula, até hoje, não assinou a desapropriação de nenhuma fazenda. Nunca aconteceu isso nos 40 anos do MST. De ficar 14 meses sem a desapropriação de nenhuma fazenda”, disse Stedile.

“E, quando tivermos oportunidade, provaremos ao nosso camarada Lula que [a reforma agrária] talvez seja uma das áreas do governo que está mais atrasada e em dívida com os trabalhadores pobres do campo.”

Stedile procurou isentar a figura do presidente. “O Lula tem dito pro Incra: ‘Bote a terra na prateleira pra que os sem-terra possam saber onde estão [as terras] e possam ter acesso sem ocupá-las’. Acontece que a prateleira, pelo visto, não tem ainda nem as tábuas e nem os pregos. Os nossos amigos do Incra e do MDA, ainda que o MDA se relacione com toda a agricultura familiar, estão em dívida.”

No final de 2023, o líder do MST já havia dito, para desconforto do ministro Paulo Teixeira, que o primeiro ano do governo Lula 3 havia sido o pior desde 2015 em matéria de novas famílias assentadas. Teixeira refutou a declaração. No evento desta segunda-feira, o ministro anunciou à plateia que o governo “incorporou” 50,9 mil famílias ao programa de reforma agrária no ano passado. 

O número não é reconhecido pelo MST, que estima que cerca de 105 mil famílias ainda aguardam lotes no Brasil – ou seja, o governo teria resolvido o equivalente a 50% de toda a atual demanda nacional em apenas um ano, o que seria praticamente impossível.

Ao detalhar o dado, o governo explicou que ele engloba assentamentos estaduais e municipais e regularização de beneficiários da reforma agrária em projetos de assentamento já existentes, como áreas de reserva extrativista e unidades de conservação, entre outros números. Essa regularização permite à família assentada acesso imediato a uma série de créditos financeiros.

Após uma queda brutal no programa de criação de novos assentamentos durante o governo de Jair Bolsonaro, no qual os processos ficaram praticamente paralisados, o governo Lula deseja retomar o processo de reforma agrária. O presidente do Incra, César Aldrighi, disse que recebeu o órgão com “o pior orçamento da história, paralisado, proibido de fazer vistoria em imóveis”: “O Incra foi destroçado no governo anterior.” 

Outro exemplo é que o órgão terá que recriar uma diretoria de obtenção de propriedades, que foi extirpada pelo governo Bolsonaro. O orçamento destinado à aquisição de terras será de R$ 520 milhões ainda em 2024, diz o governo.

Segundo Paulo Teixeira, a “prateleira de terras” envolve várias ferramentas: aquisição; terras adjudicadas; terras improdutivas; regularização de lotes; doação; glebas públicas; terras estaduais oriundas de dívidas; terras de empresas públicas; reconhecimento de terras estaduais e do ICMBio; e áreas de ilícitos.

As críticas de Stedile têm credibilidade e ressonância no governo muito maiores do que qualquer bolsonarista conseguiria fazer. É palavra de irmão para irmão, partindo de um setor político dos mais fiéis. 

Apoiador de Lula desde sua fundação, em 1984, o MST também trabalhou ativamente pela eleição do líder petista em 2022, inclusive “pelas circunstâncias de ter que derrotar o fascismo”, como disse Stedile na entrevista ao Tutameia TV. E foi o MST o principal organizador da “Vigília Lula Livre”, que durou os 580 dias de prisão do então ex-presidente em frente à sede da superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

As críticas do MST à demora na execução do programa de reforma agrária não se restringem ao discurso, como bem demonstraram as ocupações desta segunda-feira.

A luta do MST pela reforma agrária completou 40 anos em 24 de janeiro – o marco fundante foi um congresso ocorrido em Cascavel (PR) no último ano da ditadura civil-militar (1964-1985). Quatro anos depois, o programa de reforma agrária foi incluído na Constituição como um compromisso do Estado brasileiro. Cinco anos depois, uma lei o regulamentou.

O Brasil redemocratizado, contudo, em grande medida falhou nessa promessa. Houve avanços ao longo dos anos, mas o passivo continua enorme. Quando a ditadura acabou, em 1985, segundo dados do Incra, o país registrava 9,8 milhões de hectares no programa de reforma agrária, com 117 mil famílias em 67 projetos de assentamento.

Em 2003, no primeiro ano do governo Lula 1, o país registrava 45 milhões de hectares para 544 mil famílias em 4,8 mil projetos da reforma agrária. Já em 2017, o Brasil somava 972 mil famílias assentadas em 9.374 projetos de assentamento, num total de 87,9 milhões de hectares.

Em contrapartida, como evidência da concentração da terra no país, apenas 1,4% dos imóveis existentes com mais de mil hectares ocupam, somados, 61% do território rural nacional. Outros 5 milhões de imóveis com até 50 hectares ocupam apenas 9% do território rural, segundo os dados apresentados pelo ministro Paulo Teixeira nesta segunda-feira.

O MST afirma que, ao longo da sua existência, já contribuiu para o assentamento de 450 mil famílias no país – o que seria quase a metade do total assentado no território nacional.

Do total de 105 mil famílias que aguardam assentamento, segundo o movimento, 70 mil são filiadas ao MST. Uma das maiores concentrações ocorre em Parauapebas (PA), com mais de 7 mil famílias acampadas.

O MST continua uma força viva no campo, para desconsolo do bolsonarismo mais tacanho e do ruralismo mais reacionário. Sabendo disso, o governo federal não traz todas as notícias que agradariam plenamente ao MST, mas procura distensionar a relação.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Aviso

Este é um conteúdo exclusivo da Agência Pública e não pode ser republicado.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes