Buscar
Coluna

Placar da semana: desenvolvimentismo 3 x 0 Amazônia

Parecer da AGU sobre petróleo, votação do marco temporal e estudo sobre efeito Bolsonaro evidenciam riscos à floresta

Coluna
25 de agosto de 2023
06:00

Quer receber os textos desta coluna em primeira mão no seu e-mail? Assine a newsletter Antes que seja tarde, enviada às quintas-feiras, 12h. Para receber as próximas edições, inscreva-se aqui.

Três fatos importantes nesta semana que poderiam passar como coisas distintas deveriam ser observados sob a ótica do alerta que trazem para o tamanho da fragilidade da Amazônia. Em geral, eles foram apresentados no noticiário em diferentes caixinhas editoriais – economia, política, ciência –, mas todos poderiam ser resumidos na velha dicotomia entre crescimento econômico e proteção ambiental.

Era de esperar que a gente tivesse já passado dessa fase. Mas não.

O primeiro foi a divulgação, na terça-feira, de um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a negativa do Ibama ao pedido da Petrobras de prospectar petróleo na foz do Amazonas. A decisão do órgão ambiental, em maio, havia sido questionada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), e o ministro Alexandre Silveira pediu que a AGU se manifestasse sobre o assunto.

A AGU argumentou que um dos pontos citados na decisão do Ibama – a recomendação para que fosse feita uma Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) na região – não é indispensável e não poderia impedir o licenciamento ambiental. E ainda resolveu colocar os dois lados da história no cantinho da sala para se conciliarem. 

O Ibama negou o pedido da Petrobras porque ele tinha falhas. Ponto. Rodrigo Agostinho, presidente do órgão ambiental, justificou o indeferimento “em função do conjunto de inconsistências técnicas” no processo. Além disso, recomendou que fosse feita uma análise mais ampla da região, a tal AAAS, como uma ferramenta de planejamento para olhar toda a área de abrangência – onde há vários pedidos de perfuração. 

“Nós nunca dissemos que [a AAAS] era condicionante”, reafirmou ontem a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante audiência no Senado. Ela criticou a ideia de conciliação. “Não existe conciliação para questões técnicas”, disse. “Não posso botar numa rodada de conciliação a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para decidir, por decisão política, administrativa, se aquele remédio é tóxico ou não é tóxico. A mesma coisa são os processos técnicos de licenciamento do Ibama.”

O parecer da AGU gera um clima de pressão e politiza uma decisão que é técnica. E gera a impressão de que os interesses econômicos vão se sobrepor no grito. Não é uma questão de: “Ibama e MME, se entendam aí”. É de, tecnicamente, conseguir provar a segurança de um futuro empreendimento. O que a Petrobras ainda não fez. 

Aqui estamos falando especificamente da análise de um pedido de licenciamento ambiental, mas a exploração de petróleo deveria estar sendo discutida em outra esfera, que é a decisão estratégica futura do país. Em que o Brasil vai querer apostar daqui pra frente. Ainda vai ser em petróleo? Vai ser petróleo na Amazônia?

O Equador acabou de tomar essa decisão. A população escolheu em plebiscito abrir mão desse recurso em prol da Amazônia, das pessoas que vivem na região, da biodiversidade e da segurança de todo mundo em prol de um futuro com menos mudanças climáticas. Aqui estamos muitos passos atrás.

Mas sigamos para o segundo fato da semana. Menos de 24 horas depois da divulgação do parecer da AGU, outro gol contra a Amazônia veio do mesmo Senado onde poucas horas antes Marina Silva era sabatinada. Nesse caso, o interesse econômico em jogo é dos ruralistas.

O projeto de lei que estabelece um marco temporal para a demarcação de terras indígenas foi aprovado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária e deve seguir agora, de acordo com o trâmite previamente estabelecido, para a Comissão de Constituição e Justiça. Na sequência, vai para o plenário. 

Em entrevista à Agência Pública, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, contou os esforços que está fazendo para ao menos estender a tramitação. A ideia dela é colocar o texto para debate em mais comissões, numa tentativa de reduzir os muitos danos previstos no projeto. Além de criar o marco temporal, o PL que veio da Câmara traz uma série de pontos polêmicos que afetam os direitos dos povos indígenas. 

Soninha não fala isso com todas as letras, mas a tentativa de alongar a tramitação é também uma estratégia de ganhar tempo para ver se o Supremo Tribunal Federal (STF) toma sua decisão sobre o marco temporal, o que se sobreporia ao PL. 

Enquanto tudo isso estava se desenrolando, a poucas quadras do Congresso Nacional, na sede do Ministério da Ciência e Tecnologia, a pesquisadora Luciana Gatti, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apresentava dados preocupantes sobre o efeito que o desmonte ambiental promovido por Jair Bolsonaro teve sobre a Amazônia. 

Sem controle por um lado e com incentivos a atividades agrícolas, garimpeiras e madeireiras por outro, o desmatamento e as queimadas aumentaram, tornando a floresta mais frágil. O resultado foi uma perda da capacidade de absorver gás carbônico (as árvores ficam menos hábeis em fazer fotossíntese), uma redução das chuvas e um aumento da temperatura. 

E como desmatamento e queimadas, por outro lado, provocam emissões de CO2, o balanço ficou negativo. As emissões da Amazônia mais que dobraram (tiveram alta de 122%) em 2020, na comparação com o período de 2010 a 2018. 

Gatti e mais 29 pesquisadores – a maioria do Brasil, de instituições como Inpe, UFMG e USP – publicaram o artigo na revista Nature ontem. Em 2021, Gatti e colegas já tinham mostrado como as áreas que mais foram desmatadas historicamente na Amazônia – em especial o leste da região, que já perdeu cerca de 30% da cobertura original – já emitem mais CO2 do que absorvem

Esse trabalho de 2021 considerava os dados até 2018. Então eles resolveram ver como a não política ambiental da gestão passada impactou esse cenário. O novo trabalho focou nos dois primeiros anos do governo, e a constatação é que Bolsonaro teve o efeito de um El Niño para a Amazônia. Uma versão inicial do trabalho já tinha sido anunciada em setembro do ano passado em formato de pré-print, antes da avaliação dos pares. Agora ele foi publicado na Nature com a chancela de outros cientistas.

A comparação com o El Niño se dá porque o fenômeno que aquece as águas do oceano Pacífico tende a provocar secas na Amazônia. E não é com qualquer El Niño que se compara a ação de Bolsonaro, mas com o evento mais forte já registrado, nos anos 2015 e 2016, quando a floresta também teve alta emissão de CO2

Mas em 2019 e 2020 não havia nenhum fator climático complicando as coisas. Foi ação humana mesmo, facilitada pela falta de controle do governo.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Aviso

Este é um conteúdo exclusivo da Agência Pública e não pode ser republicado.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes