Buscar
Podcast

O primeiro massacre

Podcast explora expedição do Barão de Teffé no Javari e revela primeiro massacre militar contra indígenas

Ouça agora:

Podcast

EP 1 O primeiro massacre

5 de junho de 2024 · Podcast explora expedição do Barão de Teffé no Javari e revela primeiro massacre militar contra indígenas

0:00

Antes de se tornar a segunda maior Terra Indígena do Brasil, a região do Vale do Javari, no oeste do estado do Amazonas, passou por diversas invasões e disputas pelo território. No primeiro episódio do podcast Morte e Vida Javari, o trabalho de campo realizado pelo jornalista Rubens Valente e o documentarista José Medeiros revela uma história que reflete a ocupação de várias outras partes do país.

A história começa com o massacre de povos indígenas que viviam no entorno do rio Javari, em 1874, quando ocorreu uma das primeiras invasões registradas na região. Era uma expedição militar chefiada por Antônio Luiz von Hoonholtz, um almirante da Marinha do Brasil que posteriormente receberia o título de Barão de Teffé por Dom Pedro II e seria de diversas formas homenageado pela própria Marinha.

Esse primeiro massacre não foi oficialmente registrado, mas deixou rastros como o diário do próprio Barão, que documentou os acontecimentos e permitiu que fossem recontados 150 anos depois. Neste episódio, você acompanha toda essa história que envolveu o Barão de Teffé e as invasões sequentes na região, que passou a ser invadida por seringueiros, a princípio, e depois madeireiros. Com novos conflitos armados e massacres ao longo do tempo.

Conheça a série de reportagens Vale do Javari — terra de conflitos e crime organizado

Equipe

Reportagem: Rubens Valente
Captação de som: José Medeiros
Roteiro: Rubens Valente
Produção e apoio de roteiro: Clarissa Levy e Stela Diogo
Narração: Rubens Valente
Trilha, edição de som e finalização: Ricardo Terto
Artes: Auá Mendes
Coordenação geral e ideia original: Thiago Domenici

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes