Buscar
Nota

Fraude no INSS, cassação de Glauber e golpe entram na pauta da semana na Câmara e no STF

27 de abril de 2025
18:00

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) da Câmara realiza, na próxima terça-feira (29), uma audiência pública para discutir fraudes em aposentadorias e pensões do INSS, alvo de uma megaoperação policial. A investigação levou à exoneração do ex-presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, na última quarta-feira (23), e revelou um esquema de descontos indevidos em benefícios. Foram cumpridos mais de 200 mandados de busca e apreensão, seis prisões temporárias e o sequestro de R$ 1 bilhão em bens.

Também na terça, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) vota o recurso do deputado Glauber Braga (Psol-RJ). O pedido tenta barrar o parecer aprovado pelo Conselho de Ética, que recomendou, por 13 votos a 5, a perda do mandato do parlamentar, por agredir e expulsar um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) do Congresso Nacional em abril de 2024.

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta semana Débora Rodrigues dos Santos — que responde por participar de ataques à democracia e é conhecida por ter pichado com batom a frase “Perdeu, mané” na estátua da Justiça durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A maioria dos ministros já votou pela condenação, mas ainda não há definição sobre a pena, que pode chegar a 14 anos de reclusão.

Também estão na agenda da semana de 28 de abril a 2 de maio:

DIREITOS HUMANOS

  • Câmara
    • Racismo histórico (CEDES, 29/4, 17h): Audiência discute o racismo nas estruturas sociais e instituições brasileiras, abordando raízes históricas, desigualdades na educação, saúde, trabalho e justiça. O objetivo é discutir propostas de superação, como políticas públicas, reforma institucional e mobilização social.

MEIO AMBIENTE

  • Câmara
    • Incêndios florestais (PLEN, 28/4, 18h): Projeto de Lei 3469/2024, que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica para ampliar a oferta de serviço aéreo especializado no combate a incêndios florestais, estará em pauta. O PL cita queimadas no Pantanal, Amazônia e Cerrado, agravadas por mudanças climáticas.

POLÍTICA

  • Câmara
    • Glauber fica? (CCJ, 29/4, 10h): Na Representação n.º 5/2024, o deputado pede que seja declarada ausência de justa causa, inépcia da denúncia, desproporcionalidade na penalização ou que, pelos fatos ocorridos, não seja possível sua cassação.
    • Tarifaço (CFT, 29/4, 14h): Audiência discute os impactos à economia brasileira frente ao aumento das taxações impostas pelo Governo dos Estados Unidos da América e guerra comercial com a China.
    • Fraude bilionária (CIDOSO, 29/4, 14h): A comissão debate denúncias de fraudes em repasses para entidades conveniadas ao INSS e tem o presidente substituto do órgão, Vanderlei Barbosa dos Santos, entre os convidados. 
  • Senado
    • Vazamentos (CSP, 29/4, 11h): Comissão debate áudio vazado de Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com denúncias de ameaças de morte e uso informal de recursos do Judiciário. O ministro Alexandre de Moraes está entre os convidados para prestar esclarecimentos.

SAÚDE

  • Câmara
    • Agentes em epidemia (PLEN/CD, 29/4, 9h): Sessão plenária foi transformada em Comissão Geral para discutir a importância dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O foco está nas doenças ambientais que ainda afetam o Brasil como dengue, malária e chikungunya.

Para ficar de olho:

  • Isenção do Imposto de Renda (IR) deve avançar. O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que nos próximos dias a comissão que analisará a proposta sobre a isenção do IR para quem ganha até 5 mil reais por mês será instalada.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Notas mais recentes

Fraude no INSS, cassação de Glauber e golpe entram na pauta da semana na Câmara e no STF


Exército decide tirar Operações Psicológicas do comando dos “kids pretos”


CPT: Brasil teve pico de tentativas de homicídio, intimidação e ameaça a indígenas em 2024


STF retoma análise da denúncia sobre trama golpista e Lula recebe presidente do Chile


55% de moradores de favela atribuem responsabilidade por desinformação a quem compartilha


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes