Buscar
Nota

CPI do Master no Senado, Lula na Ásia, Escola sem Partido: a agenda do poder pós-Carnaval

18 de fevereiro de 2026
04:00

Com o fim do Carnaval, o ano começa de verdade no Brasil e a pressão em plena quarta-feira de cinzas é grande no Senado. Após o ministro Dias Toffoli deixar relatoria do Banco Master, senadores pressionam o presidente da casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), pela criação de uma CPI do Banco Master. O senador Eduardo Girão (Rede – CE) deixou claro, durante a coletiva de imprensa na última sexta-feira, que espera a instalação da CPI, assim que aceita, seja feita já nesta quarta (18).

Caso seja aceita, a instauração se dará longe dos olhos do presidente da República e de uma comitiva de dez ministros. Lula viajou nesta terça (17) para uma visita de Estado à Índia e à Coreia do Sul. Convidado pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ele vai debater sobre a conjuntura mundial, a necessidade de uma reforma na Organização das Nações Unidas (ONU) e do Conselho de Segurança, e também reiterar a cooperação dos países sobre os esforços de paz em Gaza. Lula ainda participará da Cúpula de Inteligência Artificial em Nova Delhi, antes de seguir a Seul, onde deve assinar o plano de cooperação com a Coreia até 2029, visando a relação comercial entre os países e a abertura do mercado agropecuário, antes de voltar ao Brasil no dia 24.

Já o Supremo Tribunal Federal deve julgar a constitucionalidade da Lei Complementar n.º 9/2014, do Município de Santa Cruz de Monte Castelo/PR, a lei do “Escola sem Partido” que interfere na educação para supostamente proibir a “doutrinação” ideológica e política nas unidades de ensino. O relator é o ministro Luis Fux. Em 2020, o ministro Luís Roberto Barroso já havia considerado inconstitucional a Lei estadual 7.800/2016 de Alagoas, que previa as “Escolas Livres”, com a mesma justificativa de doutrinação que a lei paraense.

O STF também julga nesta semana o deputado federal Luís Tibé (AVANTE-MG) após denúncia do Ministério Público Federal por desvio de dinheiro público e exigir vantagem indevida. Em 2011, foi descoberto que o deputado teria contratado uma secretária parlamentar como diarista e cozinheira particular do deputado, com uso de dinheiro público. Tibé também é investigado por supostamente pedir 5% do salário dos servidores de seu gabinete.

Estão na agenda da semana de 16 a 20 de fevereiro:

POLÍTICA

  • STF
    • Tradutores e Intérpretes (ADI 7196, 19/2,14h): O julgamento da constitucionalidade da lei federal 14.195/2021, que flexibiliza as exigências para cargos públicos na contratação de tradutores e intérpretes.
    • Julgamento do Deputado Luís Tibé (Inq 3744,19/2,14h): Ministério Público Federal denunciou o deputado federal Luís Tibé (AVANTE-MG) por contratar funcionária com dinheiro da Câmara para ser secretária parlamentar, mas, na realidade, ela trabalhar como diarista e cozinheira particular. 

EDUCAÇÃO

  • STF
    • Aposentadoria de professores (MS 23394, 19/2,14h): Professores aposentados da Universidade Federal do Piauí contestam ordem do TCU de cancelar aumento salarial de 26,05%. 

SAÚDE

  • STF
    • Remédios da Anvisa: (RE 1366243, 19/2, 14h): Ministros decidem se a União deve também ser processado caso alguém entre na justiça para solicitar um remédio, ou tratamento, com registro na Anvisa, mas não ofertados pelo SUS.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 203 Carnaval: a expressão popular que sobrevive através do tempo

Eliana de Lima relembra sua trajetória no samba e reflete sobre as transformações da música ao longo das décadas

0:00

Notas mais recentes

CPI do Master no Senado, Lula na Ásia, Escola sem Partido: a agenda do poder pós-Carnaval


Próximos passos: André Mendonça herda caso Master após saída “a pedido” de Toffoli


Pedido de suspeição sobre Toffoli eleva tensão com PF no caso Master


Tudo é festa: beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval


O jogo do poder antes do Carnaval: data centers, futuro do trabalho via app e vaga no STF


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes