Buscar
Nota

Crimes em escolas, Código Florestal e desastre de Mariana voltam à pauta nesta semana

20 de outubro de 2024
18:00

Na semana que antecede o 2º turno das eleições municipais, o Congresso deve permanecer esvaziado, após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), autorizar que parlamentares votem remotamente nas sessões de plenário para acompanhar seus redutos eleitorais nesta reta final da campanha.

Ainda assim, a Comissão de Fiscalização dos Rompimentos de Barragens (CEXMABRU) realizará uma audiência pública para discutir o atual status do acordo de Mariana, que busca reconhecer e amparar vítimas do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, da Samarco, empresa da Vale, em 2015, que deixou 18 mortos e um desaparecido nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

No Senado, um projeto de lei que condiciona o recebimento de recursos públicos por entidades esportivas à adoção de medidas de proteção contra o abuso sexual de crianças e adolescentes deve ser votado na terça-feira (22).

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga embargos de declaração, pedidos de revisão ou ajuste de decisões anteriores da Corte, relacionados ao novo Código Florestal (Lei 12.651/2012), associados às Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 4.901, 4.902, 4.903, 4.937 e à Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 42, que dizem respeito às áreas de preservação permanente, à redução da reserva legal e à anistia para quem promove degradação ambiental. 

Confira a agenda da semana de 21 a 25 de outubro:

DIREITOS HUMANOS

  • Câmara
    • Crimes em escolas (CCDD, 21/10, 10h): Audiência debate restrições à divulgação de crimes em escolas para evitar que a exposição midiática inspire novos episódios. O encontro servirá de base para as discussões sobre o PL 2.264/2023, que propõe um protocolo específico para a cobertura desses crimes. 
    • Barragem de Mariana (CEXMABRU, 22/10, 15h): Será discutido o andamento da repactuação do acordo de Mariana, referente ao rompimento da barragem de Fundão, que causou 19 mortes e danos ao rio Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo. 
  • Senado
    • Combate ao abuso infantil (CAE, 22/10, 10h): A votação de propostas legislativas inclui o PL 2.241/2022, que condiciona o recebimento de recursos públicos à adoção de medidas de proteção contra o abuso sexual de crianças e adolescentes.

MEIO AMBIENTE

  • Câmara
    • Relatórios de sustentabilidade (CLP, 22/10, 10h): Comissão discute diagnósticos apresentados pelo Relatório Nacional Voluntário e Relatório Luz, para alinhar o Brasil ao cumprimento da Agenda 2030, plano global adotado pela ONU que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, abordando questões como pobreza, educação, igualdade de gênero e ação climática.
  • STF
    • Aterros em áreas de preservação (23/10): Julgamento de embargos de declaração sobre o novo Código Florestal, discutindo a possibilidade de instalar aterros sanitários em Áreas de Preservação Permanente (APPs), o que poderia afetar o tratamento de resíduos em grandes cidades.

POLÍTICA 

  • Senado
    • Reforma tributária (CCJ, 24/10): Apresentação do plano de trabalho para aprovação do projeto até dezembro, que havia sido adiada devido à necessidade de cirurgia do relator, Eduardo Braga (PP-AL), na semana passada.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF. 

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Notas mais recentes

Semana tem posse de Trump e AGU se posicionando quanto à mudança de política da Meta


Lula sanciona restrição a celulares nas escolas e governo começa a promover mudanças


Sem anistia: em ato de 2 anos do 8/1, militância pede responsabilização de golpistas


Secretaria de Gandra em SP fortalece diplomacia paralela do bolsonarismo, diz pesquisador


Meta se alinha a Trump, mira Justiça latina e facilita fake news sob bandeira anticensura


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes