Buscar
Nota

Bolsonaro e réus do núcleo 1 serão julgados no STF e oposição tenta reação no Congresso

1 de setembro de 2025
04:00

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2), às 9h, o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus que integram o chamado “núcleo 1” do processo sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A semana marca o início da fase final da ação, em que os ministros decidirão se condenam ou absolvem os acusados de integrar uma organização criminosa para manter Bolsonaro no poder. Em caso de condenação, serão fixadas as penas. As sessões se estendem até 12 de setembro, quando haverá uma definição do caso.

Em contrapartida, a oposição puxada pelo partido do presidente, o PL, tentará pautar o tema da anistia e avançar em discussões que tentem frear o julgamento. No primeiro dia do julgamento, o senador Magno Malta (PL – ES) convocou uma audiência pública sobre os presos golpistas acusados nos ataques de 8 de janeiro. Ele usa como base um relatório da organização estadunidense Civilization Works, que, segundo Malta, aponta “graves indícios de violações de garantias fundamentais”, “abuso de poder” e a suposta criação de um sistema de “justiça paralela” conduzido pelo gabinete do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Na próxima quarta-feira (3), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher debate no Congresso o uso da Inteligência Artificial para produzir e disseminar imagens falsas de nudez, chamadas de “deep nudes”. A audiência, solicitada pelas deputadas Célia Xakriabá (PSOL-MG) e Erika Hilton (PSOL-SP) e outras oito parlamentares, pretende discutir medidas de segurança das empresas de tecnologia, como a exigência de relatórios sobre as capacidades dos modelos e estratégias de mitigação para reduzir o risco de geração desse tipo de conteúdo, especialmente envolvendo crianças, adolescentes e mulheres.

Estão na agenda da semana de 1 a 5 de setembro:

DIREITOS HUMANOS

  • Câmara
    • IA contra mulheres (CMULHER, 3/9, 15h30): Audiência debate o uso de Inteligência Artificial na criação de imagens falsas de mulheres e meninas, que segundo requerimento, estariam sendo comercializadas em aplicativos de mensagens.
    • Grilagem e desmatamento (CPOVOS, 4/9, 9h): Audiência debate a proteção das Florestas Públicas Não Destinadas, vulneráveis à grilagem, exploração ilegal de madeira e desmatamento, e busca soluções legislativas e administrativas para uso sustentável.

MEIO AMBIENTE

  • Câmara
    • Plásticos (CLP, 2/9, 10h): Em preparação para a COP 30 em Belém, audiência debate o tratado internacional sobre poluição plástica. Entre os convidados, estão representantes da ONU, ministérios, sociedade civil e organizações ambientalistas.

POLÍTICA

  • Fim do prazo (1/9): Termina o prazo para a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar sobre denúncia da Polícia Federal contra Jair e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por tentativa de coibir o STF na ação da trama golpista. A PGR também deverá avaliar sobre se houve descumprimentos de medidas cautelares pelo ex-presidente.
  • PL da IA (PL 2338/23, 2/9, 13h30): A comissão especial sobre a regulação da IA no Brasil debate o uso da tecnologia generativa e direitos autorais, com foco nos meios de treinamento de modelos na utilização ilegal de obras protegidas.
  • Senado
    • 8 de janeiro (CSP, 2/9. 9h): Na semana que inicia o julgamento de Bolsonaro e outros sete réus, a Comissão de Segurança Pública realiza audiência para debater os presos pela invasão à Esplanada no 8 de janeiro de 2023.
  • STF
    • Julgamento de Jair (2 a 17/9, 9h): Os réus do núcleo 1 da trama golpista serão julgados por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e ameaça grave, e deterioração de patrimônio tombado.

Para ficar de olho:

  • Partido Liberal deve focar no projeto da Anistia. Segundo o blog da jornalista Andréia Sadi, o deputado líder do partido Sóstenes Cavalcante (PL – RJ) pretende levar a pauta para reunião de líderes partidários no mesmo dia em que o STF começa o julgamento do núcleo 1. 

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF.

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 183 Rios de cocaína e sangue: tráfico e violência escalam no Norte

Professor quilombola explica cenário de expansão do tráfico no Norte do país e seu impacto nas comunidades locais

0:00

Notas mais recentes

Bolsonaro e réus do núcleo 1 serão julgados no STF e oposição tenta reação no Congresso


Malafaia não agenda cultos no Rio no dia de ato em defesa de Bolsonaro


Sem ouvir empresas suspeitas, MP arquiva investigação sobre armadilhas da dengue em SP


Lula discute tarifaço e Câmara convida Felca e big techs para audiência sobre adultização


Brasil responde a investigação dos EUA e Câmara discute violência policial e adultização


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes