Buscar
Nota

Governadores discutem PEC da Segurança e STF avalia repatriação de crianças vulneráveis

25 de maio de 2025
18:00

Os governadores do Pará e Goiás, Helder Barbalho (MDB) e Ronaldo Caiado (União Brasil), participam da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira (28) para discutir a PEC da Segurança Pública. A proposta visa mitigar os efeitos da violência no país por meio do fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). A participação deriva de convite do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Ainda na Câmara, a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, apresenta nesta terça-feira (27), na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDP), os planejamentos da pasta. No mesmo dia, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa de audiência no Senado que debaterá pesquisa sobre os impactos das Unidades de Conservação na margem equatorial.

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na quarta o julgamento da ação movida pelo Psol que tenta impedir o retorno obrigatório de crianças trazidas ao Brasil por suas mães, sem autorização do pai, quando houver suspeita de violência doméstica. Órgãos e entidades já apresentaram pareceres para embasar a decisão do plenário, sob relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte.

Estão na agenda da semana de 26 a 30 de maio:

DIREITOS HUMANOS

  • Câmara
    • Perspectivas (CPD, 27/5, 15h): A ministra Macaé Evaristo apresentará os projetos do Ministério dos Direitos Humanos para 2025, além de prestar esclarecimentos sobre programas em andamento e prioridades da pasta.
    • Racismo ambiental (CPOVOS, 28/5, 9h): Comissão discute impactos desiguais das mudanças climáticas sobre populações negras, indígenas, quilombolas e periféricas e modos de enfrentamento.
    • Discriminação no esporte (CEsp, 28/5, 14h): Com representantes dos ministérios do Esporte e dos Direitos Humanos, comissão discute casos de racismo no esporte, como o da agressão ao jogador Luighi, do Palmeiras.
    • Invasões em terras (CAPADR, 28/5, 15h30): Presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, participa de debate sobre invasões de terras no Extremo Sul da Bahia e seus impactos.

  • Senado
    • Segurança pensada (CSP, 27/5, 11h): Serão votados projetos como o PL 1444/20, que estabelece medidas de proteção à mulher e seus dependentes em situação de violência doméstica durante emergência de saúde pública.

  • STF
    • Repatriação (28/5, 14h): A Corte ainda deve apresentar os votos no julgamento, que tem como um dos pontos da discussão a necessidade da prova de violência em território estrangeiro para repatriação de crianças.

MEIO AMBIENTE

  • Câmara
    • Saúde do mar (CMADS, 29/5, 10h): Debate sobre o papel do Brasil na 3ª Conferência da ONU sobre o Oceano (UNOC3), em junho, aborda desafios dos mares brasileiros como poluição, pesca predatória, mineração, petróleo e impactos climáticos.

  • Senado
    • Unidades de Conservação (CI, 27/5, 9h): Ministra Marina Silva informa sobre estudos para criação de Unidades de Conservação marinha na margem equatorial, com foco na sobreposição das áreas de conservação com regiões de interesse para exploração de petróleo e gás.

POLÍTICA

  • Câmara
    • Privatização de saneamento (CT, 26/5, 14h): Audiência debate concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para avaliar efeitos sociais e garantir que decisões considerem direitos laborais e o interesse público.
    • Motoristas por app (CLP | Alesp, 26/5, 14h): Audiência discute direitos, insegurança, regulamentação e dignidade de entregadores, com representantes do governo e movimentos sociais envolvidos. 
    • Regulação de IA (PL233823, 27/5, 14h): A Comissão Especial sobre Inteligência Artificial apresentará o plano de trabalho, com posterior momento para votação de requerimentos.
    • PEC da segurança (CSPCCO, 27/5, 16h): Audiência tem como pauta a PEC 18/2025, que propõe mudanças na estrutura das forças de segurança. O debate ouvirá especialistas, policiais e sociedade civil sobre os impactos da proposta.
    • Papel dos governadores (CCJ, 28/5, 14h): Além de Helder Barbalho e Ronaldo Caiado, também foram convidados os governadores do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, ainda não confirmados.

  • Senado
    • IA e seus impactos (CCT, 28/5, 10h): Comissão debate o PL 3018/2024, que propõe a regulamentação de data centers de inteligência artificial. Serão discutidos temas como sustentabilidade, impactos ambientais, eficiência energética e segurança digital.

ECONOMIA

  • Câmara
    • Inflação (CFT, 28/5, 10h): Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, falará sobre a economia brasileira, com foco na inflação dos alimentos, agravada por eventos climáticos e falta de estoques reguladores.

SAÚDE

  • Câmara
    • Reforma obstétrica (CSAUDE, 27/5, 10h): Os desafios do modelo obstétrico brasileiro, como violência obstétrica, medicalização excessiva e subutilização de enfermeiras obstetras, é tema de debate para promover a humanização do parto e eliminar práticas discriminatórias, com foco na redução da mortalidade materna.

Para ficar de olho:

  • PEC do fim da reeleição avança. Deve ser pautada no plenário do Senado nesta semana a proposta que proíbe a reeleição para cargos do Executivo. Aprovada na CCJ, a PEC impede que presidentes, governadores e prefeitos disputem um segundo mandato consecutivo. O texto prevê um período de transição, com aplicação total apenas a partir de 2034.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF.

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Notas mais recentes

Governadores discutem PEC da Segurança e STF avalia repatriação de crianças vulneráveis


Movimentos criticam lentidão da reforma agrária no governo Lula: “É possível fazer mais”


General Heleno passa ileso em investigação da CGU de “esquema” do GSI e Abin nas eleições


Como vitória da direita pode afetar imigrantes brasileiros em Portugal


Deputada do PT que apoiou perdão a crimes ambientais em RO aprovou homenagem a Netanyahu


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes