Buscar
Nota

STF debate mudanças no marco temporal e Lula se encontra com presidente de Portugal

16 de fevereiro de 2025
18:00

Na próxima semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá visitas do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro português, Luís Montenegro. O evento 14ª Cimeira Brasil-Portugal reunirá autoridades dos dois países para discutir temas como economia, ciência, tecnologia e relações diplomáticas. Durante a cerimônia, serão assinados acordos de cooperação. O governo brasileiro deve abordar também o bem-estar dos imigrantes em Portugal, especialmente no que tange a xenofobia e discriminação racial.

Na Câmara dos Deputados, uma audiência pública discute os impactos e desafios da inteligência artificial (IA) nos campos da educação e do mercado de trabalho. No setor educacional, o debate se concentra em temas como personalização do ensino, acesso a recursos, automatização de avaliações e formação contínua dos educadores. Já no mercado de trabalho, as questões devem ficar em torno da automação de tarefas, novas oportunidades de emprego e o modelo de trabalho híbrido.

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza, nesta segunda-feira (17), uma reunião para discutir alterações no marco temporal. Na semana passada, sete propostas de alteração foram apresentadas por diferentes entidades, incluindo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a deputada Célia Xakriabá (PSOL) e partidos como PT, PSOL, PL e PCdoB.

Também estão na agenda da semana de 17 a 21 de fevereiro:

Direitos Humanos 

  • Marco temporal (17 e 18/2): A reunião busca conciliar divergências sobre a tese. Defensores alegam que a medida garante segurança jurídica e evita novas disputas, enquanto opositores afirmam que não há limite temporal para a demarcação de terras indígenas. Para o dia 18, foi reservada reunião extraordinária de esforço concentrado na conciliação.

Política 

  • Encontro Brasil-Portugal (18 e 19/2): Os encontros que ocorrerão no Palácio do Planalto e no Palácio do Itamaraty também devem celebrar neste ano os 200 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.
  • Câmara
    • IAs na educação e trabalho (Cedes, 18/2, 10h): Reunião do Centro de Estudos e Debates Estratégicos reúne especialistas e professores para tratar do impacto da IA na educação e no mercado de trabalho, abordando desigualdade, requalificação profissional, ética e privacidade.
  • STF
    • Imprensa responsabilizada (19/2, 14h): O plenário julga a possibilidade de empresas jornalísticas serem condenadas por veicular entrevistas que atribuam falsamente a alguém a prática de um crime. O relator da ação é o ministro Edson Fachin.

Para ficar de olho

  • Denúncia de tentativa de golpe no STF. Segundo a jornalista Mônica Bergamo, a Procuradoria-Geral da República dividirá as acusações, que devem ser apresentadas nos próximos dias, iniciando com a denúncia de que Jair Bolsonaro teria liderado uma organização para tentar um golpe de Estado. Outras investigações, como desvio de joias e possível fraude em cartões de vacina, devem ficar para um segundo momento. A PF já indiciou 40 pessoas na trama golpista, incluindo o ex-presidente e o general Walter Braga Netto.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF. 

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Notas mais recentes

Bolsonaristas apostam em Trump para blindar Bolsonaro de “perseguição política”


STF debate mudanças no marco temporal e Lula se encontra com presidente de Portugal


Prefeitos se reúnem com Lula em Brasília e Senado apresenta relatório sobre bets


Órfãs ao avesso, mães de filhos assassinados pela polícia defendem ADPF das Favelas no STF


Roraima: Obra do PAC pode deixar indígenas venezuelanos sem teto


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes