Buscar
Podcast

O lobby do coronel

Nos bastidores, militar fez a ponte entre governo e banco canadense interessado em exploração de minério na Amazônia

Ouça agora:

Podcast
11 de março de 2022
10:00
Este artigo tem mais de 2 ano

EP 8 O lobby do coronel

11 de março de 2022 · Nos bastidores, militar fez a ponte entre governo e banco canadense interessado em exploração de minério na Amazônia

0:00

“A maior jazida de ouro não explorada do país”. É assim que a mineradora Belo Sun divulga o projeto de exploração mineral que pretende construir em Volta Grande, a menos de dois quilômetros das margens do rio Xingu. Caso consiga, Belo Sun instalará uma barragem de rejeitos na região ainda maior que a da Vale rompida em Mariana (MG). O projeto, polêmico e repleto de idas e vindas desde 2012, ganhou novos contornos no último ano.

No novo episódio do Amazônia sem Lei, o repórter Caio de Freitas Paes revela bastidores dos negócios entre o governo Bolsonaro e o banco que opera a Belo Sun e Potássio do Brasil, explicando como o caminho da mineradora se cruza com o de um militar brasileiro. A partir de agendas oficiais de autoridades e documentos das empresas, a investigação revela como o banco canadense Forbes & Manhattan acumulou vitórias para a liberação de seus empreendimentos na Amazônia. Para entender como o lobby de um militar serviu às mineradoras, escute o episódio completo.

Depois de ouvir

Para assistir:
Neste vídeo, conheça a opinião dos Juruna sobre o empreendimento Belo Sun. Vizinhos do local a ser minerado, os indígenas relatam porque se sentem excluídos das discussões para a construção da mineradora de ouro.

Para se aprofundar:

Nesta reportagem, Belo Sun e Potássio do Brasil figuram em relatório que elenca as mineradoras que lideram e financiam “a corrida pelo roubo dos recursos minerais, com o aval do atual governo brasileiro”. Companhias operadas pelo banco Forbes e Manhattan aparecem no documento que reúne dados sobre o avanço dos interesses de mineradoras sobre as terras indígenas no país, desde 2020.

Quem faz o podcast

A produção, roteiro e montagem são de Clarissa Levy 

A narração é de Clarissa Levy e Ricardo Terto

A finalização de som é de Vitor Coroa

As artes são de Caco Bressane

A coordenação de redes sociais é de Ravi Spreizner

A coordenação é de Thiago Domenici

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes