Agência de Jornalismo Investigativo

O lobby do coronel

Nos bastidores, militar fez a ponte entre governo e banco canadense interessado em exploração de minério na Amazônia

Ouça agora:

EP 8 O lobby do coronel

Nos bastidores, militar fez a ponte entre governo e banco canadense interessado em exploração de minério na Amazônia

0:00
11 de março de 2022
10:00
Receba nossas reportagens que tratam de temas urgentes para o planeta no seu e-mail. Assine a newsletter Pública Socioambiental.

“A maior jazida de ouro não explorada do país”. É assim que a mineradora Belo Sun divulga o projeto de exploração mineral que pretende construir em Volta Grande, a menos de dois quilômetros das margens do rio Xingu. Caso consiga, Belo Sun instalará uma barragem de rejeitos na região ainda maior que a da Vale rompida em Mariana (MG). O projeto, polêmico e repleto de idas e vindas desde 2012, ganhou novos contornos no último ano.

No novo episódio do Amazônia sem Lei, o repórter Caio de Freitas Paes revela bastidores dos negócios entre o governo Bolsonaro e o banco que opera a Belo Sun e Potássio do Brasil, explicando como o caminho da mineradora se cruza com o de um militar brasileiro. A partir de agendas oficiais de autoridades e documentos das empresas, a investigação revela como o banco canadense Forbes & Manhattan acumulou vitórias para a liberação de seus empreendimentos na Amazônia. Para entender como o lobby de um militar serviu às mineradoras, escute o episódio completo.

Depois de ouvir

Para assistir:
Neste vídeo, conheça a opinião dos Juruna sobre o empreendimento Belo Sun. Vizinhos do local a ser minerado, os indígenas relatam porque se sentem excluídos das discussões para a construção da mineradora de ouro.

Para se aprofundar:

Nesta reportagem, Belo Sun e Potássio do Brasil figuram em relatório que elenca as mineradoras que lideram e financiam “a corrida pelo roubo dos recursos minerais, com o aval do atual governo brasileiro”. Companhias operadas pelo banco Forbes e Manhattan aparecem no documento que reúne dados sobre o avanço dos interesses de mineradoras sobre as terras indígenas no país, desde 2020.

Quem faz o podcast

A produção, roteiro e montagem são de Clarissa Levy 

A narração é de Clarissa Levy e Ricardo Terto

A finalização de som é de Vitor Coroa

As artes são de Caco Bressane

A coordenação de redes sociais é de Ravi Spreizner

A coordenação é de Thiago Domenici

Mais recentes

Até Que Se Prove O Contrário

4 de novembro de 2021

Podcast semanal sobre a justiça no Brasil

Cientistas na Linha de Frente

4 de agosto de 2021

Podcast sobre sobre cientistas ameaçados

Amazônia sem Lei

25 de junho de 2021

Podcast sobre o que está em jogo na Amazônia e no Cerrado