Buscar
Podcast

O conflito Israel-Palestina até aqui — com Reginaldo Nasser

Professor analisa origens e desdobramentos do conflito na Faixa de Gaza

Ouça agora:

Podcast
20 de outubro de 2023
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 94 O conflito Israel-Palestina até aqui — com Reginaldo Nasser

Professor analisa origens e desdobramentos do conflito na Faixa de Gaza

0:00

Na madrugada de sábado, dia 07 de outubro, o Hamas atacou Israel deixando mais de mil mortos, inúmeros feridos e cerca de 200 pessoas sequestradas – segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde de Israel – incluindo pessoas que participavam de um festival de música eletrônica próximo a fronteira.

Em pouco tempo Israel direcionou todo seu imenso poder militar para uma contraofensiva há muito tempo não vista. O Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu reduzir “a base do Hamas a destroços” e nos seis dias seguintes, Israel lançou mais de 6 mil bombas na Faixa de Gaza, onde vivem, ou viviam, mais de um milhão de palestinos.

Fontes palestinas passaram a reportar uma situação de horror agravada pelo corte de luz, água e de entrada de comida determinado por Netanyahu na segunda-feira, dia 09. Nesta semana um míssil atingiu um hospital em Gaza deixando centenas de mortos, fazendo o conflito entrar em um momento ainda mais crítico, com protestos em diversas partes do mundo árabe.

Corpos e incertezas se acumulam nesse conflito que a gente não sabe até que ponto pode escalar. Por isso hoje o Pauta recebe Reginaldo Nasser, professor de Relações Internacionais da PUC-SP. Nasser é mestre em Ciência Política pela Unicamp e doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, com área de concentração em Relações Internacionais, e desenvolve pesquisa na área de Política Internacional, com ênfase em conflitos internacionais, segurança internacional, terrorismo, Oriente Médio, África e política externa dos Estados Unidos. A ideia é tentar situar um pouco do que de fato esse momento pode significar tanto para a região, quanto para a geopolítica global.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes