Buscar
Podcast

Na ditadura, a terra tremeu

Episódio detalha como a resistência indígena no Javari contra explosões da Petrobrás forçou recuo militar na Amazônia

Ouça agora:

Podcast

EP 2 Na ditadura, a terra tremeu

12 de junho de 2024 · Episódio detalha como a resistência indígena no Javari contra explosões da Petrobrás forçou recuo militar na Amazônia

0:00

Nos anos 1970, durante o período de chumbo da ditadura militar, o que aconteceu no Vale do Javari, que sofreu em nome da integração nacional?

No segundo episódio do podcast “Morte e Vida Javari”, o trabalho de campo realizado pelo jornalista Rubens Valente e o documentarista José Medeiros revela como ocorreram as explosões de dinamite da Petrobras na região e as invasões de território que resultaram em massacres que marcaram para sempre a história do Javari.

Enquanto os militares estabeleciam o poder em Brasília, após o golpe que resultou na ditadura militar, no Vale do Javari a extração da seringa já havia se esgotado como atrativo econômico. À época, a região vivia um novo surto de ocupação não indígena com o ciclo de exploração de madeira. Em paralelo, uma nova ameaça chegou à região com o Plano de Integração Nacional desenvolvido para a Amazônia. A execução do plano dos militares incluía construções de novas estradas, como a Transamazônica, e a pesquisa de petróleo no solo a partir de explosões. Os planos da ditadura só não contavam com a resistência dos povos originários.

Neste episódio, você vai embarcar nos principais acontecimentos desse período e entender as estratégias desenvolvidas pelos indígenas da região, que forçaram os representantes da ditadura e os trabalhadores envolvidos nas explosões a recuar e abrir mão desses novos planos de invasão – o que resultou na demarcação da terra indígena que hoje é a segunda maior do Brasil.

Conheça a série de reportagens Vale do Javari — terra de conflitos e crime organizado

Equipe

Reportagem: Rubens Valente
Captação de som: José Medeiros
Roteiro: Rubens Valente
Produção e apoio de roteiro: Clarissa Levy e Stela Diogo
Narração: Rubens Valente
Trilha, edição de som e finalização: Ricardo Terto
Artes: Auá Mendes
Coordenação geral e ideia original: Thiago Domenici

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes