Buscar

Rapper que vive há 20 anos na cracolândia entrou num estúdio para gravar seu primeiro álbum e a Pública registrou o momento

Vídeo
Assistir vídeo
21 de novembro de 2018
11:45
Este artigo tem mais de 5 ano

Das iniciais em inglês, Kawex. Na tradução livre, “Combate e argumentos numa guerra extrema”. Assim se define Antônio Carlos Nascimento, 49 anos, o Mc Kawex, que há 20 anos mora na região da cracolândia, no centro de São Paulo.

Em maio de 2017, Kawex viveu a agonia e o sofrimento junto com moradores e usuários da região com a violenta operação policial que prometia limpar o tráfico da região do fluxo. Do episódio, fez o rap “São Paulo à noite, o mundo se divide em dois” onde rima “um outro mundo que ninguém quer ver / Um mundo onde não se distingue o amor da maldade / Que ganha vida quando escurece nossa cidade”.

Desde então, entre idas e vindas, participa do programa de redução de danos, e usa a música como ferramenta de sobrevivência social e mental. Atualmente, Kawex mora no Atende 2, um braço do projeto Redenção da prefeitura que destina acolhimento e atendimento de dependentes químicos.

No mês da consciência negra, nossa reportagem foi ouvir sua história de vida e registrou a sua primeira vez num estúdio, onde gravou faixas do seu disco independente, financiado com a colaboração de amigos, com previsão de lançamento para o ano que vem.

Créditos

Reportagem, imagens, edição e montagem 
Caio Castor

Imagens adicionais
José Cícero da Silva

Artes e finalização
Julio Falas

Editor e coordenador
Thiago Domenici

Trilha
Produção Musical: Charles Tixier
Gravado no Estúdio Canoa por Guilherme Jesus Toledo

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes