Agência de Jornalismo Investigativo

Os comitês populares de diversas cidades já estão discutindo a Copa do Mundo de 2014 – e produzindo arte sobre o tema

3 de fevereiro de 2012

O cartunista e jornalista gaúcho Leandro Dóro fez uma série de charges a partir dos problemas discutidos nas reuniões dos Comitês Populares das 12 cidades que receberão a Copa do mundo, no Fórum Social Temático que aconteceu em janeiro em Porto Alegre.

Os comites, formados por moradores de comunidades ameaçadas, organizações não governamentais, urbanistas, professores e cidadãos em geral condenaram os despejos que já aconteceram em nome dos megaeventos e discutiram estratégias para barrar a Lei Geral da Copa, considerada abusiva em vários aspectos.

” Não sou dos que creêm que a Copa do Mundo é um mal para o Brasil, mas sim uma oportunidade para obter visibilidade e mercado internacional, tão necessário para equilibrar a balança comercial” Explica Dóro. “Ainda acredito ser uma boa maneira de gerar melhorias às cidades que, devido a burocracia, demorariam décadas para ocorrer. Mas o poder público e os empresários estão tentando se aproveitar da premissa da pressa para, mais uma vez, gerar desmandos”.

“Infelizmente a população carente brasileira sempre foi manipulada pela elite que a nega e a exclui. Através da janela dos seus apartamentos com ar-condicionado e de seus automóveis hermeticamente fechados enxergam um país que desejam higienizar como fariam com a área de serviço de qualquer apartamento ou casa” diz. “A luta pelos direitos das comunidades carentes precisa persistir, por mais difícil que seja” conclui o cartunista.

O blog Copa Pública é uma experiência de jornalismo cidadão que mostra como a população brasileira tem sido afetada pelos preparativos para a Copa de 2014 – e como está se organizando para não ficar de fora.

 

Mais recentes

Ministério de Direitos Humanos recebe quatro denúncias contra policiais militares por dia

19 de julho de 2018 | por

Nos últimos sete anos, Disque 100 recebeu 7.856 denúncias, com 9.496 vítimas

Condenação dos 23 é recado para impedir novas mobilizações, diz Eloisa Samy

18 de julho de 2018 | por

A advogada condenada a 7 anos de prisão por sua participação nas jornadas de junho de 2013 conversou com a Pública sobre a sentença

Clamor por justiça

17 de julho de 2018 | por

A jornalista britânica Jan Rocha, que foi correspondente da BBC durante o regime militar, traz um trecho inédito do livro recém-lançado sobre grupo de apoio às famílias perseguidas pelas ditaduras latino-americanas

Explore também

Watu Morreu

22 de abril de 2017 | por e

Para os índios Krenak que vivem às margens do rio Doce, a lama proveniente da mina da Samarco trouxe o fim da pesca e da caça e o ocaso de um estilo de vida. A empresa não responde se há salvação para aquelas águas

Com leis próprias, megaeventos criam estado de exceção

29 de janeiro de 2013 | por

Especialistas destrincham as principais leis e decretos criados especialmente para a Copa do Mundo e as Olimpíadas

Aécio Neves reclamou de retorno de imigrantes ilegais para Minas Gerais

24 de março de 2011 | por

Ex-governador mineiro reclamou que brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcavam unicamente em Belo Horizonte.