Buscar

Os comitês populares de diversas cidades já estão discutindo a Copa do Mundo de 2014 – e produzindo arte sobre o tema

Reportagem
3 de fevereiro de 2012
07:00
Este artigo tem mais de 12 ano

O cartunista e jornalista gaúcho Leandro Dóro fez uma série de charges a partir dos problemas discutidos nas reuniões dos Comitês Populares das 12 cidades que receberão a Copa do mundo, no Fórum Social Temático que aconteceu em janeiro em Porto Alegre.

Os comites, formados por moradores de comunidades ameaçadas, organizações não governamentais, urbanistas, professores e cidadãos em geral condenaram os despejos que já aconteceram em nome dos megaeventos e discutiram estratégias para barrar a Lei Geral da Copa, considerada abusiva em vários aspectos.

” Não sou dos que creêm que a Copa do Mundo é um mal para o Brasil, mas sim uma oportunidade para obter visibilidade e mercado internacional, tão necessário para equilibrar a balança comercial” Explica Dóro. “Ainda acredito ser uma boa maneira de gerar melhorias às cidades que, devido a burocracia, demorariam décadas para ocorrer. Mas o poder público e os empresários estão tentando se aproveitar da premissa da pressa para, mais uma vez, gerar desmandos”.

“Infelizmente a população carente brasileira sempre foi manipulada pela elite que a nega e a exclui. Através da janela dos seus apartamentos com ar-condicionado e de seus automóveis hermeticamente fechados enxergam um país que desejam higienizar como fariam com a área de serviço de qualquer apartamento ou casa” diz. “A luta pelos direitos das comunidades carentes precisa persistir, por mais difícil que seja” conclui o cartunista.

O blog Copa Pública é uma experiência de jornalismo cidadão que mostra como a população brasileira tem sido afetada pelos preparativos para a Copa de 2014 – e como está se organizando para não ficar de fora.

 

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes