Buscar

Repórteres indígenas podem inscrever pautas investigativas sobre ameaças e agressões a terras e comunidades indígenas

Da Redação
21 de novembro de 2022
15:23
Este artigo tem mais de 1 ano

Os mais de 300 povos indígenas existentes no país têm enfrentado desafios crescentes para resistir a múltiplas pressões.  Na Amazônia, várias comunidades encontram-se sitiadas pelo crime organizado, que busca a extração ilegal de madeira, o garimpo que destrói e contamina os rios, e a expropriação das terras demarcadas, por meio da grilagem, entre outras ameaças.

No centro-sul e Nordeste, vivendo em terras diminutas, as populações encontram-se muitas vezes em acampamentos precários, enfrentando violências, ameaças de morte e privação quase completa de direitos enquanto aguardam a conclusão de processos de demarcação que têm sido bloqueados politicamente ou na Justiça.

Há muito a investigar acerca dessas múltiplas ameaças aos povos indígenas e seus territórios. Nós, da Agência Pública, compreendemos que vários povos indígenas têm buscado ocupar espaços para fazerem eles mesmos a denúncia e a investigação sobre essas ameaças que os atingem, buscando formar comunicadores indígenas, seja nas universidades, ou por meio da educação informal. 

Por isso a Pública promove agora a segunda chamada da 15ª edição de seu programa de Microbolsas. Repórteres indígenas de todo o Brasil podem inscrever pautas investigativas para realizar reportagens sobre as ameaças e agressões às terras indígenas e as comunidades que nelas vivem. As 5 propostas vencedoras ganharão uma bolsa de R$ 7.500 para produzir a reportagem, com mentoria e edição da Pública. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de janeiro de 2023 por meio deste formulário.

Estamos em busca de pautas que abordem diferentes aspectos dessas ameaças às terras e povos indígenas, como: invasões dos territórios; roubos e destruição do patrimônio natural nas terras indígenas; corrupção, ações e omissões do poder público e de setores empresariais relacionadas a esses crimes; violências praticadas contra populações indígenas em luta por seus direitos territoriais; testemunhos e informações inéditas que comprovem a autoria de ações de esbulho e violência registradas na história recente etc. 

As pautas vencedoras serão escolhidas pela Agência Pública, considerando a originalidade e relevância da pauta, consistência na pré-apuração, segurança e viabilidade da investigação e os recursos e métodos jornalísticos que serão utilizados. O resultado será divulgado a partir de 1º de março. 

Confira aqui o regulamento da 15ª edição das Microbolsas.

As inscrições podem ser feitas neste formulário: 

Em caso de dificuldades ou dúvidas, envie um e-mail para contato@apublica.org ou uma mensagem de whatsapp para 11-94548-9244

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes