Buscar

Organização é a primeira do Brasil a adotar tecnologia; projeto é finalista do Desafio de IA para Jornalismo

Da Redação
26 de outubro de 2023
12:00

A partir desta quinta-feira, quem visitar o site da Agência Pública, pioneiro no jornalismo investigativo sem fins lucrativos, poderá escolher uma série de Reportagens para Ouvir. Ao clicar no player, o leitor poderá escutar áudios de 8 a 20 minutos com uma leitura feita por Inteligência artificial (IA), com uma voz e cadência que soam naturais e engajantes.   

Toda semana, uma nova Reportagem para Ouvir será publicada, sempre com conteúdos investigativos, aprofundados e evergreen. A audiência vai poder acessar esse recurso tanto pela homepage quanto pela URL das reportagens.  

“Há muitos problemas éticos com o uso de AI no jornalismo, desde a substituição da mão de obra até a cooptação de redações por empresas que não querem ser reguladas”, diz a diretora executiva da Agência Pública, Natalia Viana. “Por isso buscamos uma solução que ajude, em vez de atrapalhar, o jornalismo. Com o Reportagens para Ouvir, vamos ampliar o acesso às nossas investigações e atrair novos públicos”.

Para lançar esse novo recurso, a equipe da Agência Pública usa o programa ElevenLabs, que elabora áudios a partir de texto com leitura por IA.  

O processo exigiu a criação de um workflow que permitisse a edição de áudio a partir das reportagens da Pública e também lidar com limitações da tecnologia, como o fato de que o ElevenLabs converte partes do texto para o inglês automaticamente. Assim, trechos têm que ser reescritos e o áudio final tem que ser editado por um jornalista, trecho a trecho.  

Outro desafio foi encontrar uma voz real que representasse a identidade da Agência Pública, veículo fundado há 12 anos e liderado por jornalistas mulheres.

A voz escolhida foi da jornalista Mariana Simões, que narrou os Podcasts Histórias que Ninguém te Conta e Cientistas na Linha de Frente, ambos originais da Agência Pública. 

“De agora em diante, a IA estará cada vez mais presente em nossas vidas. Decidi ceder minha voz para esse experimento para começar a entender como podemos usar essa nova ferramenta em prol do jornalismo independente,” diz Mariana Simões. 

O projeto é finalista do Applied AI Journalism Challenge, promovido pela Open Society Foundations, e a equipe da Pública vai apresentar a solução no festival Splice Beta, que celebra inovações no jornalismo, na Tailândia, em novembro. A Pública é a única organização brasileira participante e compete com redações internacionais como o Rappler, site fundado pela ganhadora do Prêmio Nobel Maria Ressa.      

Junto com o lançamento do novo produto, a Agência Pública publicou hoje uma Política para Uso de Inteligência Artificial, seguindo outros sites jornalísticos que já adotaram uma no Brasil, como Núcleo e a Agência Tatu de Jornalismo de Dados.  

“Um dos nossos compromissos é jamais usar inteligência artificial generativa para escrever reportagens”, diz Natalia Viana. “Nossa produção valoriza o repórter e a reportagem, e aposta em um jornalismo humano, que aprofunda o conhecimento e revela as nuances de realidades complexas. É justamente o tipo de jornalismo que robô nenhum será capaz de substituir”.  

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes