Buscar
Nota

Congresso Nacional e STF retomam atividades; Câmara e Senado, já com os novos presidentes

2 de fevereiro de 2025
18:00

Deputados e senadores retomam as atividades legislativas nesta semana, com Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) assumindo as presidências da Câmara e do Senado, respectivamente. As eleições, realizadas no último sábado (1º), marcaram o encerramento dos mandatos de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Entre as pautas previstas para discussão no retorno do Congresso estão a comercialização de terrenos litorâneos (conhecida como PEC das Praias), a regulamentação das casas de apostas esportivas (bets), a tipificação de crimes digitais e a concessão de isenções no Imposto de Renda. A maioria dessas propostas já havia sido discutida em 2024, mas teve sua conclusão adiada por pedidos de vista.

O Supremo Tribunal Federal (STF) retorna do recesso com dois julgamentos que têm o ministro Edson Fachin como relator. O primeiro é o julgamento da ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas, que discute a letalidade policial em operações no Rio de Janeiro.

No mesmo dia, a Corte retoma discussão sobre a ADI 7.686, que questiona a legalidade e a dignidade do procedimento de revista íntima em familiares de pessoas presas “obrigadas a se despir completamente, agachar três vezes sobre um espelho, contrair os músculos e abrir com as mãos o ânus e a vagina para que agentes do Estado possam realizar buscas de objetos em suas partes íntimas”, como argumenta a Conectas Direitos Humanos, entidade que participa do julgamento como na condição de amicus curiae (instituição autorizada a ingressar na Corte para fornecer subsídios às decisões de tribunais).

Também estão na agenda da semana de 3 a 7 de fevereiro:

Direitos Humanos

  • STF
    • Letalidade Policial (5/2): A Corte julga a ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas, sobre a letalidade policial no Rio de Janeiro. Ministros vão ouvir sustentações orais de partidos e entidades envolvidas no processo, que foi apresentado ao STF pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e entidades de direitos humanos em 2019.
    • Revista íntima (5/2): O julgamento que discute a validade de provas obtidas em revista íntima de visitantes em estabelecimento prisional tem as entidades Conectas Direitos Humanos, Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC) e Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) como amici curiae (amigos da corte).
    • Repatriação de crianças (6/2, 14h): A audiência inicia leitura do relatório e sustentações orais sobre repatriação de crianças trazidas ao Brasil sem autorização do pai. A ação discute a possibilidade de impedir o retorno do filho ao exterior em casos com suspeita de violência doméstica, mesmo sem risco direto à criança.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF. 

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Notas mais recentes

Congresso Nacional e STF retomam atividades; Câmara e Senado, já com os novos presidentes


Governo lança política de sustentabilidade para aeroportos e Copom avalia taxa de juros


COP30: Decisão de Lula para presidência da cúpula reforça aposta no clima frente a Trump


Semana tem posse de Trump e AGU se posicionando quanto à mudança de política da Meta


Lula sanciona restrição a celulares nas escolas e governo começa a promover mudanças


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes