Buscar
Nota

Oposição tenta pautar anistia após condenação de Bolsonaro e STF julga perdão do Carandiru

15 de setembro de 2025
04:00

Parlamentares bolsonaristas tentam avançar com o projeto de anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro após a condenação de Jair Bolsonaro e outros sete réus pela trama golpista. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), no entanto, tem declarado publicamente que não há previsão de levar a proposta ao plenário. A discussão continua em alta e deve ganhar reforço do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), que deve voltar a Brasília nesta semana.

Na Câmara, a comissão especial que analisa a regulação do trabalho de motoristas e entregadores por aplicativo realiza, nesta terça-feira (16), audiência para ouvir especialistas, representantes do governo, trabalhadores e organizações da sociedade civil.

Já no Senado, a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) discute, na quarta (17) a relevância estratégica das Terras Raras no cenário internacional. Reportagem da Pública revela como Minaçu (GO), antes dependente da exploração do amianto, tornou-se polo estratégico ao abrigar a primeira produção em escala de terras raras fora da Ásia.

Ainda na quarta, o Supremo Tribunal Federal (STF) julga o referendo da liminar concedida pela então ministra Rosa Weber, que suspendeu parte do indulto natalino editado por Bolsonaro em dezembro de 2022. O decreto beneficiava policiais envolvidos no massacre do Carandiru, ocorrido em 1992. Weber destacou, à época, que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos recomendava que o Brasil promovesse investigação e punição séria dos responsáveis, e que o indulto poderia configurar descumprimento dessas obrigações. O relator da ação é o ministro Luiz Fux.

Estão na agenda da semana de 15 a 19 de setembro:

DIREITOS HUMANOS

  • Câmara
    • Trabalhadores por app (PLP 152/25, 16/9, 15h): Audiência Pública vai discutir o projeto que regulamenta os serviços de transporte individual e de entrega por plataformas digitais. O objetivo é construir um marco regulatório que concilie proteção social, remuneração justa e condições dignas.

MEIO AMBIENTE

  • Senado
    • Terras raras (CCT, 17/9, 10h): Audiência pública vai debater o uso das terras raras, áreas que possuem minerais fundamentais para setores como energia renovável, mobilidade, defesa e eletrônica avançada, com foco na transição energética.

POLÍTICA

  • Câmara
    • PL da IA (PL2338, 17/9, 13h30): Comissão especial debate o uso da inteligência artificial no serviço público e em infraestruturas críticas. O objetivo é avaliar as perspectivas de aplicação da tecnologia nesses setores, considerando ganho de eficiência e riscos à segurança e à transparência.
    • Suplementos alimentares (CDC, 18/9, 10h): Audiência pública discute a regulação dos suplementos alimentares. O setor lidera o ranking de denúncias na Anvisa e, em 2025, cerca de 65% dos novos suplementos foram reprovados por falta de comprovação de qualidade e estabilidade. 
  • Senado
    • Fraude do INSS (CPMI-INSS, 15/9, 16h): Comissão ouve Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o “Careca do INSS”, acusado de articular esquema de desvio de recursos de aposentados e pensionistas. Na Operação Sem Desconto, a investigação aponta que ele movimentou R$ 12,2 milhões em 129 dias.
  • STF
    • Carandiru (17/9, 14h): O ministro Luiz Fux deve decidir sobre a suspensão do indulto concedido a policiais envolvidos no massacre do Carandiru, que resultou em 111 mortos em 2 de outubro de 1992.

EDUCAÇÃO

  • Senado
    • Violência nas escolas (CE, 15/9, 9h): Audiência pública debate a violência e a falta de segurança nas escolas com base em pesquisas e casos relatados. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, em 2023, o Disque 100 registrou mais de 1,2 mil denúncias de professores vítimas de agressões no ambiente escolar.

Para ficar de olho:

O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL, segundo o Correio Braziliense, afirmou que a pauta da anistia deve ser discutida ainda na terça-feira (16) no colégio de líderes da Câmara dos Deputados.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF. 

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 185 A mão invisível das big techs

Projeto transnacional investiga aproximação das big techs com a extrema-direita

0:00

Notas mais recentes

Oposição tenta pautar anistia após condenação de Bolsonaro e STF julga perdão do Carandiru


Mundurukus vivem medo de barragem após sobe e desce incomum de rio e morte de bichos no PA


Bolsonaristas distorcem falas de Fux para viralizar cortes do voto do ministro


STF conclui julgamento de Bolsonaro e mais 7 por golpe e Lula aciona Brics sobre tarifaço


Bolsonaro e réus do núcleo 1 serão julgados no STF e oposição tenta reação no Congresso


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes